A cada aparição no octógono, Charles Oliveira impressiona e, aos poucos, muda de patamar no esporte. Na temporada 2021, ‘Do Bronx’ se tornou campeão do peso-leve (70 kg) do UFC ao nocautear Michael Chandler, em maio, e defendeu o título da categoria pela primeira vez, no último sábado (11), em Las Vegas (EUA), quando finalizou Dustin Poirier. Como o brasileiro superou atletas de alto nível e de forma impactante, Daniel Cormier afirmou que já passou da hora do mesmo receber o devido respeito de parte da comunidade do MMA.
Agora, a imprensa especializada especula que o próximo adversário de Charles seja Justin Gaethje e o ex-campeão do UFC e atual comentarista já dá sua primeira impressão sobre o possível duelo. Em seu programa ‘DC & RC’, na ‘ESPN’ americana, Cormier se rendeu ao talento do brasileiro e cravou que o líder do peso-leve da companhia precisa ser considerado o favorito pelas casas de apostas para o hipotético embate contra ‘The Highlight’ e os demais opositores.
De acordo com a lenda do MMA, Charles não merece a posição de favorito diante de Gaethje por alcançar o status de campeão do peso-leve do UFC e sim por conta de suas performances no octógono e feitos pela organização. Atualmente, o brasileiro possui dez vitórias seguidas, é o recordista de finalizações na história da companhia (15 vezes), é o maior colecionador de bônus (18) e o lutador com mais triunfos pela via rápida (18). No entanto, apesar de ressaltar a qualidade de ‘Do Bronx’, Cormier indicou que o mesmo necessita aperfeiçoar o sistema defensivo, já que o americano é conhecido no esporte, justamente, pelo poder de seus golpes.
“Gaethje apresenta muitos problemas para Charles, porque ele é tão resistente e durável. Mas a realidade é que Poirier e Gaethje têm muitas semelhanças. Esses caras entraram em guerra uns com os outros muito recentemente, então não acho que veremos Charles mais como o azarão. Contra Gaethje, Charles deve ser considerado o favorito depois de tudo que fez”, declarou a lenda do MMA, antes de completar.
“Não sei mais quem é o favorito para vencê-lo. Estou falando sério. Depois de vê-lo fazer o que fez, eu não sei. Por melhor que ele parecesse, não sei como você escolhe alguém contra ele. Agora, a única coisa que pode ser perigosa é que ele absorve muitos danos. É por isso que ele foi ferido contra Chandler e Poirier. Não sei se você pode levar esse dano tão cedo contra Gaethje e viver para falar sobre isso”, concluiu.
Charles Oliveira, de 32 anos, vive sua melhor fase no MMA. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, o brasileiro mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Atualmente, ‘Do Bronx’ é o campeão do peso-leve do UFC e é o dono da quinta posição no ranking peso-por-peso da companhia. Seu cartel profissional é composto por 32 vitórias, sendo 29 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).