UFC

Cormier ignora Namajunas e Esparza e aponta ex-campeã como ‘GOAT’ do peso-palha

Neste sábado (7), Rose Namajunas e Carla Esparza medirão forças no co-main event do UFC 274, em Phoenix (EUA), em disputa válida pelo cinturão peso-palha (52 kg) da organização. Em seu segundo reinado na divisão, a americana de ascendência lituana pode alcançar uma marca inédita em sua carreira caso saia vitoriosa e garanta sua segunda defesa de título bem-sucedida de forma consecutiva. Já a desafiante busca recuperar o cinturão que foi conquistado por ela quando a categoria foi introduzida pela primeira vez no Ultimate, em 2014, justamente após um triunfo sobre a atual campeã.

Mas, apesar de toda a história construída pelas atletas, nenhuma das duas pode ostentar o status de ‘GOAT’ (maior de todos os tempos) da divisão até 52 kg do UFC. Pelo menos é o que defende Daniel Cormier, ex-campeão meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do Ultimate, e que atua como comentarista desde sua aposentadoria do esporte.

Em participação no programa ‘DC & RC’, da ‘ESPN’ americana, o veterano apontou a ex-campeã Joanna Jedrzejczyk como a verdadeira ‘GOAT’ do peso-palha do UFC. Para Cormier, as cinco defesas de título bem-sucedidas da polonesa durante seu reinado – recorde na história da categoria – e o trabalho feito por ela para que a divisão recebesse a atenção merecida são as principais justificativas para seu posicionamento a frente de Namajunas e Esparza na lista das maiores de todos os tempos.

“Esse esporte é novo. Nós temos a tendência de ficar empolgados. Nós já vimos isso acontecer inúmeras vezes. Apesar do grande currículo que Rose está construindo como campeã, ela não é a maior. Ela está distante. A maior campeã na história dessa divisão é Joanna Jedrzejczyk. Isso não se resolve apenas nos confrontos, por causa de todas as defesas (de título). A forma como ela realmente colocou essa categoria no mapa é a razão pela qual nós a enxergamos dessa forma”, ponderou Daniel Cormier.

Na visão do veterano, a vantagem da polonesa sobre as duas estrelas do UFC 274 é tamanha que, independentemente do resultado final da disputa deste sábado, Joanna continuará no topo da lista. Mesmo assim, Cormier reconhece que, em caso de vitória de Namajunas, a americana encurtará a distância entre ela e a ex-campeã.

“Se ela ganhar, Rose fica um passo mais perto de ser considerada na conversa como a maior peso-palha que nós já vimos? Com certeza. Eu acredito que essa luta é mais importante para Rose pessoalmente do que pelo legado dela. Porque você vai e recupera essa (vitória na revanche)”, concluiu o ex-campeão do UFC.

Enquanto Rose Namajunas e Carla Esparza fazem a revanche da luta de 2014 neste sábado, novamente com o título dos palhas em disputa, Joanna Jedrzejczyk tem compromisso marcado para o próximo dia 11 de junho. Depois de ficar afastada dos octógonos por mais de dois anos, a polonesa retorna à ação para enfrentar mais uma vez a chinesa Zhang Weili, sua última algoz, no card do UFC 275, e com um resultado positivo pode se recolocar na corrida por uma disputa de cinturão.

Matérias Recentes

Khabib pede por aposentadoria de lendas do MMA

Em 2020, em Abu Dhabi (EAU), Khabib Nurmagomedov finalizou Justin Gaethje e decidiu se aposentar…

19/12/2024

Com três estreantes, UFC anuncia ‘pacotão’ de brasileiros em ação no primeiro card de 2025

A temporada de 2024 do UFC foi recheada de emoções e grandes momentos para os…

19/12/2024

Beneil Dariush admite que luta contra Moicano no UFC 311 pode definir aposentadoria

No dia 18 de janeiro de 2025, Beneil Dariush deve definir seu futuro nos esportes…

19/12/2024

Em má fase, Adesanya é derrubado em treino e preocupa fãs para luta no UFC; veja

Israel Adesanya já era visto com certa desconfiança pela comunidade do MMA para sua próxima…

18/12/2024

Revanche entre Usyk e Fury terá experimento com Inteligência Artificial como juiz; entenda

Uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, a revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson…

18/12/2024

Jake Paul afirma que Nate Diaz está com medo de enfrentá-lo no MMA

Jake Paul brilhou no boxe em 2024 e se consolidou como um dos grandes nomes…

18/12/2024