Apesar de ter anunciado sua aposentadoria do MMA em outubro deste ano, logo após sua defesa de cinturão bem-sucedida contra Justin Gaethje, Khabib Nurmagomedov segue como o campeão peso-leve (70 kg) do UFC. Uma das principais razões para que o russo ainda não tenha sido destituído de seu título é a confiança demonstrada por Dana White, presidente da liga, de que irá convencê-lo a desistir da ideia de pendurar as luvas e retornar aos octógonos.
O dirigente, inclusive, tem uma reunião com o campeão agendada para o próximo mês, na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), onde pretende persuadi-lo a permanecer na ativa. Porém, apesar do otimismo demonstrado pelo presidente do UFC, Daniel Cormier – amigo pessoal e companheiro de Nurmagomedov na equipe ‘American Kickboxing Academy’ – ressalta que a missão de Dana White não será tão simples.
Em entrevista à ‘ESPN’ americana, o ex-campeão peso-meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do UFC destacou que a proposta que o cartola pretende apresentar a Khabib terá que ir além do aspecto financeiro, tendo em vista que o russo já possui recursos suficientes para viver como um homem rico em seu país até o fim da vida. Cormier ainda afirmou que para Nurmagomedov desistir da aposentadoria, a oferta de Dana teria que mexer com o lado competitivo do atleta.
“Eu perguntei a Khabib uma vez, eu disse: ‘Quanto dinheiro seria preciso para que eu fosse rico no Daguestão?’. Ele disse: ‘5 milhões (de dólares), e você se mantém rico para o resto de sua vida’. Khabib tem muito mais do que 5 milhões (de dólares), então eu não sei quanto o dinheiro vai ser algo que o atraia de volta ao octógono”, ponderou Daniel Cormier, antes de completar.
“Dana vai ter que acessar algo dentro do espírito dele para tentar fazê-lo lutar novamente. Ele ganha muito dinheiro fora do octógono neste momento, que teria que ser alguma coisa que o impulsione competitivamente para voltar e lutar. Porque eu não acho que vai ser o dinheiro que o fará voltar ao octógono”, finalizou.
Após finalizar Justin Gaethje no segundo round da luta principal do UFC 254, e defender com sucesso pela terceira vez o cinturão dos leves, Khabib Nurmagomedov – ainda dentro do octógono montado na ‘Ilha da Luta’ – anunciou sua aposentadoria do esporte. Emocionado, o campeão citou a recente morte de seu pai, Abdulmanap, e uma promessa à sua mãe para justificar sua decisão de abandonar as competições.
Vale lembrar que Abdulmanap era também o principal treinador e incentivador da carreira de Khabib. Desde então, Dana White tem pregado paciência em relação a uma decisão oficial da entidade sobre o título peso-leve, na expectativa de que, com o passar do tempo, o russo reconsiderasse sua aposentadoria precoce.