As críticas de Daniel Cormier a Jon Jones não param. Depois de descartar ‘Bones’ da discussão sobre quem é o ‘GOAT’ (sigla em inglês para ‘melhor de todos os tempos’) do MMA, agora o ex-campeão de duas categorias do UFC criticou o comportamento do antigo rival após o anúncio da aposentadoria de Khabib Nurmagomedov. De acordo com ‘DC’, Jones não respeitou o momento do russo de estar sob holofotes.
Após vencer Justin Gaethje no UFC 254, Khabib anunciou sua despedida do MMA, em confronto que marcou a 29ª luta invicta em sua carreira. Tal feito levou uma parcela dos fãs de MMA a declarar o russo como o ‘GOAT’, o que deixou Jon Jones irritado. O americano rapidamente utilizou suas redes sociais para contestar o debate, utilizando a quantidade de disputas de cinturão bem-sucedidas como argumento – 15 dele contra quatro do russo. E quem parece não ter gostado da atitude de ‘Bones’ foi Daniel Cormier.
Em entrevista ao ‘MMA Junkie Radio’, o ex-campeão das categorias meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do Ultimate reconheceu que é comum os atletas possuírem grandes egos. No entanto, Cormier destacou que há situações nas quais é necessário deixar outros lutadores brilharem – como o excelente desempenho de Khabib na luta, mesmo após a morte de seu pai –, e Jon Jones não fez isso.
“Nós, como atletas, todos nós temos egos enormes. E competidores ativos não gostam que os holofotes se afastem muito deles. As vezes precisamos realmente dar um passo para o lado e entender que uma noite pode ser sobre o outro cara. Não precisa ser sobre ele o tempo todo, mas dê a ele seu tempo, deixe os caras terem seu momento. Especialmente quando eles fazem apresentações como esta. Acho que o maior caso disso recentemente foi quando Khabib era o cara e então Jones meio que perdeu a cabeça. Não era sobre ele, então ele perdeu a cabeça. Esse cara teve um ótimo desempenho sob as circunstâncias – perdeu seu pai – e agora todo mundo está tipo, ‘Esse cara é o melhor’”, destacou o atual comentarista do UFC, antes de criticar a postura adotada por Jon Jones nas redes sociais.
“Ok, há anos as pessoas falam que (Jones) é o melhor, então isso não deveria ofendê-lo a ponto de você sentir que tem que ir nessa tangente e responder a quase todos os tuítes. Como você responde a cada tweet enviado para você quando você tem tantos seguidores? Eu só acho que às vezes você tem que deixar seu ego de lado, cair na real, escolher seu tempo e fazer essas coisas nos momentos que são necessários”, finalizou.
No último mês de agosto, Daniel Cormier disputou o último capítulo da trilogia pelo título dos pesados contra Stipe Miocic e acabou derrotado novamente, perdendo a chance de deixar o esporte como campeão da divisão. No MMA desde 2009, ‘DC’ somou 22 vitórias, três derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado) em sua carreira.
Por sua vez, Jon Jones possui um cartel invejável, com 26 vitórias, um ‘no contest’ (luta sem resultado) e apenas uma derrota, para Matt Hamill, em 2009, por desqualificação, após aplicar um golpe ilegal. Ainda na ativa, ao contrário de Cormier, o americano poderá ampliar suas conquistas nos próximos anos, agora na categoria dos pesos-pesados, para a qual se prepara para migrar após abdicar do cinturão meio-pesado há alguns meses.