Durante as últimas temporadas, Colby Covington se consolidou como parte do pelotão de elite dos meio-médio (77 kg) do Ultimate. No entanto, apesar do bom desempenho esportivo, há um aspecto que pode desacelerar o desenvolvimento de sua carreira. Ao menos na opinião de Daniel Cormier. De acordo com o ex-campeão meio-pesado (93 kg) e peso-pesado da liga, a baixa frequência de ‘Chaos’ no octógono pode lhe prejudicar.
A última vez em que o falastrão americano competiu foi há quase um ano, em março de 2022, quando derrotou o ex-companheiro e agora desafeto, Jorge Masvidal. Além disso, a última vez em que Covington lutou mais de duas vezes em uma temporada foi em 2016. Baseado no histórico do lutador, Cormier o aconselhou a se tornar mais assíduo no UFC, a fim de evitar o que chamou de “terra de ninguém”.
“Ele venceu sua última luta, mas o tempo passou. O tempo está passando e ficar parado não é a melhor coisa para um cara de uma divisão que está em constante movimento. Mas no momento em que Colby começar a se reinserir, será barulhento, terá muito a dizer e as pessoas começarão a prestar atenção. E imediatamente voltará a ser relevante, porque não vimos ninguém além de Usman por muito tempo resolvendo o quebra-cabeça que é Colby. Então, acho que ele será relevante por um tempo, mas acho que precisa lutar novamente, porque o momento é fundamental neste esporte. E quando você não tem esse momento, ninguém está ligando para você. Colby precisa ter certeza de que não se encontrará no lugar onde é uma terra de ninguém, numa ilha sozinho”, opinou Cormier, no programa ‘DC & RC’.
Aos 34 anos, Covington desponta na segunda colocação dos meio-médios do Ultimate. Em seu cartel como profissional, ‘Chaos’, soma 17 vitórias e apenas três derrotas nas artes marciais mistas. Conhecido por seu perfil provocador e falastrão fora dos octógonos e pelo gás invejável dentro deles, o americano já disputou o cinturão linear da categoria em duas oportunidades, em 2019 e 2021, mas foi superado em ambas ocasiões pelo desafeto Kamaru Usman, ex-campeão da divisão até 77 kg.