UFC

Convulsões, desmaios e mais! Pai de Amanda Ribas explica como derrota encerrou drama

“Há males que vêm para o bem”. A mensagem do ditado popular se encaixa com a atual situação de Amanda Ribas. No último sábado (26), no UFC Abu Dhabi, a brasileira foi nocauteada pela compatriota Tabatha Ricci. E apesar de significar a terceira derrota consecutiva na liga, o resultado negativo colocou um ponto final em um drama que a peso-palha (52 kg) lidava há mais de um ano. Ao menos é isso que garante seu pai e treinador Marcelo Ribas, que abriu o jogo sobre a saúde de sua filha.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, o pai de Amanda revelou que a mineira tem lidado com um histórico de dores, desmaios e até convulsões que tem limitado bastante seus treinos. A condição, apesar de devidamente investigada, não havia sido solucionada pelos médicos. E segundo Marcelo, o fator que vinha causando tais sintomas em sua filha foi finalmente descoberto – graças, curiosamente, ao nocaute que Ribas sofreu para Tabatha Ricci.

Em junho de 2023, quando foi nocauteada por Maycee Barber, Amanda implantou uma placa de metal em seu rosto em uma cirurgia. Na luta seguinte, em novembro do mesmo ano, a brasileira derrotou Luana Pinheiro. E, desde então, passou a sofrer com crises de dores agudas, desmaios e convulsões. Com a necessidade de passar pela mesa cirúrgica novamente após perder para Tabatha Ricci, Ribas viu os profissionais da área da saúde apontarem que um deslocamento na placa era o fator causador de todos os sintomas.

“A placa (de metal) antiga foi deslocada na luta com a Luana Pinheiro. E a Amanda estava tendo desmaios, dores fortes e até mesmo convulsões (desde então). Ela mal conseguia treinar desde a luta contra a Luana. Ela estava fazendo tratamento psiquiátrico e psicológico achando que esse era (o problema). E se não fosse o cotovelo (da Tabatha), talvez a gente não tivesse descoberto. É Deus, irmão. Graças a Deus descobrimos o que estava causando as dores, os desmaios e as convulsões desde a luta com a Luana. Ela não sente mais dor, o pior já passou”, explicou Marcelo, pai de Amanda.

Má fase explicada?

Pela primeira vez em sua trajetória nas artes marciais mistas, Amanda Ribas acumulou três derrotas consecutivas. Curiosamente, o período em questão coincidiu justamente com a janela em que a mineira sofria com dores, convulsões e desmaios. Agora resta saber se o drama de bastidores influenciou ou não na sequência negativa de resultados. Teoricamente livre dos sintomas, a mineira poderá provar, na próxima rodada, que a má fase no UFC ficou no passado.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025