UFC

Conversa vazada em processo contra o UFC revela xingamentos de Dana White a Jon Jones; entenda

O Ultimate está sendo alvo judicial por demandantes do ‘processo antitruste’, que alegam que a empresa faz uso de práticas ilegais a fim de diminuir a margem de crescimento de seus concorrentes e, assim, estabelecer seu monopólio de mercado. E como se não bastasse, documentos usados como prova no caso e que foram vazados recentemente, mostram uma conversa em que Dana White, presidente da organização, perde a paciência e se refere a figura de Jon Jones – apontado como o maior de todos os tempos do MMA – com xingamentos e termos de baixo calão.

A conversa por mensagem vazada e disponibilizada pelo site ‘MMA Fighting’ é oriunda de 2014 entre Dana e Lorenzo Fertitta, à época diretor executivo (CEO) do UFC. Na ocasião, os dirigentes buscavam renovar e estender o vínculo de Jones com a empresa, que já previa ao menos mais cinco lutas. A renovação, porém, esbarrava em discordâncias entre as partes. O desejo de White e seu ex-sócio, era que ‘Bones’ protagonizasse uma revanche com Alexander Gustafsson, que meses antes lhe ofereceu um dos combates mais duros de sua carreira. O americano, por sua vez, queria encarar Daniel Cormier.

Além das divergências, uma aparente pedida de aumento salarial por parte de Jon Jones também parecia irritar Dana. Em tom de desabafo, o cartola conversou com Lorenzo Fertitta de forma, no mínimo, irresponsável e viu tal diálogo ser revelado quase uma década depois.

Confira abaixo o trecho vazado da conversa:

“O que há com o Jones? Ele se endireitou ou ainda está sendo um canalha?”, Dana teria perguntado a Fertitta.

“Ainda um idiota, mas estamos mais perto. Ainda não avançamos na (questão) de dinheiro, mas mandei uma carta com um ultimato”, respondeu Fertitta, antes de ouvir a tréplica de White.

“Maravilha! F***-se esse m***, Lorenzo. Ele precisa saber que não precisamos dele, ou ele vai f*** a gente mais do que ele já f***”, desabafou o presidente do UFC.

O que diz o processo antitruste contra o UFC?

As táticas de negociação adotadas pelo UFC estão no centro de uma disputa judicial. Os demandantes alegam que a companhia infringe a lei ao ‘prender’ atletas a contratos de longo prazo, impedindo que os concorrentes pudessem competir no mercado do MMA e também buscassem tais lutadores da elite. Os acusadores do processo antitruste do UFC alegam que tais contratos faziam parte de um esquema ilegal para diminuir os salários dos lutadores e buscar indenizações para o UFC que poderiam totalizar mais de 1 bilhão de dólares (cerda de R$ 4,9 bilhões). A expectativa é que o caso vá a julgamento em abril.

Matérias Recentes

Treinador reforça indícios de aposentadoria de Jon Jones após UFC 309: “Merece escolher”

Todos os fãs de MMA se questionam se a superluta contra Stipe Miocic realmente marcará…

27/09/2024

Moicano explica como usou tendência de mercado para mudar sua imagem no UFC

Neste sábado (28), Renato Moicano medirá forças com o francês Benoit Saint Denis na luta…

26/09/2024

UFC anuncia novo acordo de mais de R$ 2 bilhões em ação movida por lutadores contra a liga

A novela do caso judicial denominado ‘processo antitruste’ ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (26).…

26/09/2024

UFC bate recorde de maior arrecadação na sua história com evento na Esfera

Ao que tudo indica, o alto investimento feito pelo Ultimate na realização do 'Noche UFC'…

26/09/2024

Gabriella Fernandes enfrenta sensação asiática no UFC China, em novembro

Em junho desta temporada, Gabriella Fernandes espantou a má fase ao conquistar sua primeira vitória…

26/09/2024

Chance de ouro! Tabatha Ricci enfrenta Yan Xiaonan no UFC China

Nona colocada no ranking peso-palha (52 kg) do Ultimate, Tabatha Ricci terá uma oportunidade de…

26/09/2024