UFC
Controvérsia! Jaqueline Amorim vence por finalização e rival reclama de infração no UFC
-
por
Neri Fung
Faixa-preta de jiu-jitsu, Jaqueline Amorim mostrou toda sua técnica na luta de chão e finalizou Vanessa Demopoulos neste sábado (7), no card preliminar do UFC Vegas 97. O triunfo da brasileira, no entanto, não escapou de uma controvérsia, uma vez que a americana de ascendência grega acusou sua algoz de burlar as regras antes de encaixar a chave de braço que definiu o combate no primeiro round.
Antes mesmo de bater em desistência, Demopoulos tentou alertar o juiz sobre a suposta infração cometida pela oponente. Enquanto Jaqueline avançava nas suas costas, a americana pedia a intervenção do árbitro central, alegando que a rival havia segurado seu braço por dentro da luva – manobra proibida pelas regras do Ultimate.
Polêmica à parte, a brasileira alcançou sua terceira vitória seguida no UFC e pode começar a sonhar com uma vaga no ranking peso-palha (52 kg) da entidade. Agora, Jaqueline soma nove triunfos e apenas um revés como lutadora profissional de MMA. A derrota, por sinal, ocorreu na estreia da faixa-preta no Ultimate, em abril do ano passado.
A luta
Logo nos primeiros instantes da luta, Jaqueline agarrou um chute da adversária e a derrubou. No chão, a faixa-preta de jiu-jitsu mostrou técnica e paciência para avançar nas posições. Após chegar nas costas da americana, a brasileira encaixou uma chave de braço e obrigou Demopoulos a bater em desistência.
Durante a construção do golpe, a americana reclamou verbalmente de uma suposta infração cometida por Amorim, que, de acordo com Demopoulos, teria segurado por dentro de sua luva. Apesar disso, o triunfo da brasileira foi confirmado, para revolta de ‘Lil Monster’.
Confira os resultados do UFC Vegas 97:
Jaqueline Amorim venceu Vanessa Demopoulos por finalização;
Andre Petroski venceu Dylan Budka na decisão unânime dos juízes;
Nathan Fletcher venceu Zygimantas Ramaska por finalização.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.