UFC

Conheça Natália Silva, uma das maiores promessas do Brasil no UFC

Depois de vencer seus quatro primeiros compromissos pelo UFC, Natália Silva volta ao octógono mais famoso do mundo neste sábado (3), para encarar sua compatriota Viviane Araújo, no card principal da edição ‘Vegas 85’. Em caso de novo triunfo, a mineira deve subir mais alguns degraus no ranking peso-mosca (57 kg) e se consolidar como uma das maiores promessas do Brasil no Ultimate na atualidade.

Isso porque, além dos resultados positivos, Natália parece ser dona de atributos fundamentais – dentro e fora do cage – para alcançar o estrelato. Sendo assim, a expectativa e o ‘hype’ em torno da jovem lutadora brasileira, de 26 anos, só tendem a aumentar com o transcorrer de sua caminhada no UFC. Mas quem é Natália Silva e o que faz dela uma potencial estrela do UFC no futuro?

Do Taekwondo para o MMA

Nascida no interior de Minas Gerais, Natália iniciou sua trajetória nas artes marciais no taekwondo, ainda na adolescência. Com 18 anos recém-completados, em 2015, a lutadora mineira fez sua estreia profissional no MMA, sendo derrotada por Kenya Miranda, no evento ‘Fire Cage Super Fight Night 1’, realizado em Montes Claros (MG).

Início desafiador

Ainda muito jovem e inexperiente, a striker teve um início complicado no MMA, com quatro derrotas, um empate e apenas três vitórias, em pouco mais de um ano e meio de modalidade. O cenário começou a mudar quando Natália, em 2017, se juntou ao ‘Team Borracha’, equipe que tem o peso-médio (84 kg) do UFC Paulo Borrachinha como seu maior expoente.

Lá, a lutadora oriunda do taekwondo aprimorou suas habilidades nas demais modalidades necessárias para ter sucesso no MMA e viu sua carreira mudar. De março de 2017 até hoje, Natália colecionou vitórias e foi derrotada apenas pela gaúcha Marina Rodriguez, que já fez parte do top 3 do peso-palha (52 kg) do UFC, quando ambas ainda atuavam no circuito nacional de eventos.

Chegada e trajetória no UFC

Os resultados positivos e o título peso-mosca do Jungle Fight, conquistado em 2019, levaram Natália Silva ao UFC, principal evento de MMA do planeta. Apesar de assinar contrato com a entidade presidida por Dana White em 2020, sua estreia no octógono foi adiada em função de uma série de lesões.

Depois de muita espera, a mineira estreou no Ultimate em junho de 2022, com uma vitória sobre Jasmine Jasudavicius, por decisão unânime dos juízes. Na sequência, Natália engatou mais três triunfos – dois deles por nocaute técnico -, sobre Tereza Bledá, Victoria Leonardo e Andrea Lee, respectivamente. Retrospecto que garantiram à peso-mosca uma vaga no ranking top 15 da categoria, onde ocupa atualmente a 9ª posição.

Potencial dentro e fora do octógono

Mais do que os resultados positivos em suas primeiras apresentações no UFC, Natália Silva chama a atenção pelo estilo de luta técnico, inteligente e plástico – especialmente com chutes cinematográficos que, além de bonitos, se mostram eficientes, como suas adversárias podem atestar. O fato de definir metade de seus duelos disputados até o momento na liga pela via rápida também contam a favor da brasileira ao se analisar o seu potencial na categoria e na organização.

Se o talento pode levar a mineira a uma disputa de cinturão no futuro, o carisma pode impulsionar sua carreira a um patamar ainda maior. Bonita, simpática, educada e de sorriso fácil, Natália já ganhou a torcida de muitos fãs do MMA, no Brasil e pelo mundo. Atualmente, a lutadora conta com quase 150 mil seguidores no ‘Instagram’ – um número ainda modesto, mas já acima de algumas de suas rivais de divisão mais experientes e melhor posicionadas no ranking, por exemplo.

Aos 26 anos, Natália Silva parece ser o que os americanos chamam de ‘pacote completo’. O potencial para alcançar o status de estrela no plantel feminino do Ultimate é visível, mas para atingir esse patamar na carreira, sem dúvida, a brasileira precisará manter a boa fase dentro do octógono, assim como ampliar sua base de fãs. Neste sábado, no UFC Vegas 85, a mineira tem a oportunidade de manter sua ascensão e seguir no caminho certo para o topo.

Matérias Recentes

Duelo brasileiro! Paulo Borrachinha enfrenta Brunno Hulk no UFC 326, em março

Aos poucos, o card do UFC 326 vai se transformando em um evento de grande…

20/12/2025

Aposta furada! Rapper Drake perde R$ 1 milhão com derrota de Jake Paul no boxe

Com transmissão global da ‘Netflix’, a luta de Jake Paul e Anthony Joshua foi assistida…

20/12/2025

Imagem forte! Jake Paul fratura mandíbula em derrota para Anthony Joshua no boxe; veja

Quando aceitou medir forças contra Anthony Joshua, Jake Paul estava ciente de que enfrentaria o…

20/12/2025

Arquirrival! Algoz de Anderson Silva, Chris Weidman aceita desafio: “Seu Venom está aqui”

Na noite da última sexta-feira (19), em Miami (EUA), Anderson Silva mostrou por que, mesmo…

20/12/2025

Dana White estipula prazo para negociar lutas para o card do UFC Casa Branca

Um dos eventos esportivos mais aguardados de todos os tempos, o UFC Casa Branca tem…

20/12/2025

Fim próximo? Gaethje exalta disputa de título contra Pimblett no UFC 324: “Última chance”

Justin Gaethje é um dos atletas mais populares e empolgantes do plantel do UFC. Ex-campeão…

20/12/2025