Além de dividir opiniões e gerar polêmicas, o resultado da revanche entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko parece ter desencadeado em uma busca por melhoria no desempenho e julgamento dos juízes de MMA. Responsável por regular o ‘Noche UFC’ do último sábado (16), a Comissão Atlética do Estado de Nevada promoverá, nesta quarta-feira, uma sessão de treinamentos específica com todos os árbitros filiados à entidade.
A informação foi dada em primeira mão pelo âncora do programa ‘The MMA Hour’, Ariel Helwani. A expectativa é de que os juízes sejam submetidos a uma espécie de seminário que indicará cenários em que seja palpável assinalar uma vantagem de 10-8 em um determinado round. A iniciativa fica por conta, sobretudo, do árbitro Mike Bell que, assinalou tal pontuação em favor da campeã mexicana no quinto assalto do duelo entre Grasso e Valentina, criando uma grande polêmica.
“A Comissão Atlética do Estado de Nevada fará uma sessão de treinamento especial sobre (rounds) 10-8 para todos os juízes nesta quarta-feira, fui informado. Claro, isso se deve à controvérsia da pontuação do sábado”, escreveu Ariel Helwani, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
Trilogia pela frente?
Após o empate por decisão dividida, Grasso manteve o cinturão dos pesos-moscas (57 kg). No entanto, por terem travado um confronto acirrado e com uma clara polêmica na pontuação, diversos membros da comunidade do MMA já indicaram que o próximo passo para o Ultimate seria marcar uma trilogia entre as duas competidoras, em uma espécie de ‘tira-teima’. A liga, por sua vez, ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto e o futuro da categoria.