UFC

Comentarista do UFC sugere que derrota para Adesanya afetou ‘Borrachinha’ mentalmente

Profissional desde 2012, Paulo ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA com 13 vitórias consecutivas e a expectativa de se tornar uma das maiores estrelas do esporte no mundo. Porém, quando parecia que o brasileiro alcançaria o ápice de sua carreira até então, veio a derrota para Israel Adesanya, em disputa pelo cinturão peso-médio (84 kg) do UFC, e, com ela, uma sequência de eventos que faz com que o lutador mineiro viva o pior momento desde que estreou na modalidade.

Desde a derrota para Adesanya, em setembro de 2020, ‘Borrachinha’ viu sua crescente base de fãs diminuir e passou a colecionar cada vez mais ‘haters’, fruto, em grande parte, da postura adotada pelo peso-médio após o revés, preferindo alegar ter tido problemas antes da disputa ao invés de reconhecer os méritos do rival. Além disso, o mineiro foi derrotado por Marvin Vettori, na única peleja disputada por ele depois do embate com o campeão e na qual se apresentou muito acima do limite da categoria, obrigando o UFC a promover o duelo contra o italiano na divisão dos meio-pesados (93 kg).

A relação de ‘Borrachinha’ com o Ultimate, por sinal, também não vive seus melhores dias. O brasileiro fez reclamações públicas sobre os valores pagos pela organização e, com apenas mais uma luta em seu contrato, ameaça buscar novos horizontes no futuro, inclusive citando a possibilidade de abandonar o MMA para se testar no boxe. Todos esses episódios, na visão do comentarista do UFC Joe Rogan, estão relacionados e mostram que a derrota para Adesanya afetou o aspecto psicológico do antes imbatível lutador mineiro.

“Eu acho que a luta com Adesanya o afetou mentalmente. Foram tantas desculpas. E foi a forma como Israel o venceu. Quer dizer, Izzy acabou com ele. E aquela não foi não foi uma luta competitiva nem por um segundo. Eu acho que quando você é um cara que atropela todo mundo, troca pancadas com Yoel Romero, e você parece um destruidor, aí vem um cara magrelo e acaba com você, e te f***, e depois te sarra por trás enquanto está te batendo (suspiro)”, ponderou Joe Rogan, em recente capítulo do podcast ‘The Joe Rogan Experience’.

Vindo de duas derrotas seguidas, as primeiras de sua carreira, Paulo ‘Borrachinha’ aguarda a definição de seu próximo compromisso no octógono do Ultimate, que pode, inclusive, ser o último do brasileiro na organização. Em recente entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o peso-médio revelou que a única luta que o interessa neste momento é uma revanche contra Marvin Vettori, seu mais recente algoz.

Matérias Recentes

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025

Favorito do campeão, Kamaru Usman destaca Carlos Prates na briga por disputa de título

A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos…

04/12/2025

UFC 323: Após hiato, Maycee Barber reforça foco no caminho até o cinturão

Depois de um período de quase dois anos afastada dos octógonos, Maycee Barber volta a…

04/12/2025