Uma das lutas mais aguardadas pela comunidade do MMA na temporada 2021 está prestes a ser realizada. No UFC 264, evento que acontece neste sábado (10), em Las Vegas (EUA), Conor McGregor e Dustin Poirier vão se enfrentar pela terceira vez e o vencedor não só fechará a rivalidade em vantagem, como também deve disputar o título do peso-leve (70 kg) na sequência. Por mais que a trilogia entre os tops da categoria seja equilibrada, Dan Hardy, ex-lutador e atual comentarista, aponta um pequeno favoritismo para o astro irlandês.
Em entrevista ao site ‘Submission Radio’, o veterano reconheceu a qualidade dos protagonistas do UFC 264, mas, ao mesmo tempo, classificou McGregor como um lutador de artes marciais melhor do que Poirier. Inclusive, a opinião de Hardy é compartilhada por parte dos fãs e é mais um exemplo da comparação entre atletas, naturalmente, talentosos, e outros profissionais que ganham destaque em suas respectivas modalidades esportivas na base da dedicação.
“Eu acho que ele é um melhor artista marcial do que Poirier. Acho que ele tem um melhor domínio do alcance e da trocação, um melhor entendimento da aplicação das artes marciais e como trabalhar alguém psicologicamente também. Mas você não pode simplesmente lutar com as habilidades que ganhou no início de sua carreira e esperar que carregue isso até o fim, especialmente quando você tem um cara durão na sua frente, como Poirier, que o levará para águas profundas para ver do que você é feito”, analisou o ex-lutador.
Dustin Poirier e Conor McGregor iniciaram sua história de rivalidade em 2014. Ainda quando ambos atuavam pelo peso-pena (66 kg), o irlandês nocauteou o adversário no assalto inicial. Em janeiro de 2021, os lutadores voltaram a se enfrentar na luta principal do UFC 257, em Abu Dhabi (EAU), e o americano saiu vitorioso por nocaute no segundo round.
Conor McGregor é o principal nome do UFC. Dois anos após sua estreia na organização, o irlandês se transformou em um fenômeno do MMA e conquistou o cinturão do peso-pena, em 2015, e do peso-leve, em 2016. Seus triunfos mais marcantes foram contra Chad Mendes, Donald Cerrone, Dustin Poirier, Eddie Alvarez, José Aldo, Max Holloway e Nate Diaz. Atualmente, o atleta ocupa a sexta posição no ranking dos leves e possui um cartel composto por 22 vitórias, sendo 20 pela via rápida e 19 delas por nocaute, e cinco derrotas.
Dustin Poirier é ex-campeão interino do peso-leve do UFC e um dos lutadores mais condecorados na história da categoria. No MMA desde 2009 e no Ultimate dois anos depois, ‘The Diamond’ superou nomes importantes como Anthony Pettis, Conor McGregor, Dan Hooker, Eddie Alvarez, Justin Gaethje e Max Holloway. Atualmente, o atleta ocupa a primeira posição no ranking da divisão e possui um cartel composto por 27 vitórias, sendo 20 pela via rápida, seis derrotas e um ‘no contest’.