UFC

Com sonho de título em jogo, duelo brasileiro abre temporada do UFC em 2025

O Ultimate dará o pontapé inicial na temporada 2025 neste sábado (11), com a promoção do UFC Vegas 101, no ‘Apex’. E para começar o ano com o pé direito, a organização escalou um enorme contingente de atletas brasileiros, com destaque para as pesos-palhas (52 kg) Amanda Ribas e Mackenzie Dern, que se enfrentam na luta principal do evento em uma importante revanche, que pode determinar a continuidade ou, até mesmo, o fim do sonho de título para uma delas.

Depois de iniciarem suas caminhadas no UFC com enorme expectativa, Amanda e Mackenzie passaram a figurar entre as principais atletas da divisão até 52 kg da entidade. Porém, devido a algumas derrotas em momentos cruciais de suas carreiras, as brasileiras nunca conseguiram dar o salto final que as deixassem em condições de pleitear uma disputa pelo título da categoria.

Agora, já consideradas veteranas dentro do octógono mais famoso do mundo, Amanda Ribas e Mackenzie Dern – atuais oitava e sexta colocadas no ranking peso-palha do UFC, respectivamente – têm novamente a oportunidade de darem um passo rumo ao topo da categoria. Só que uma delas deve ficar pelo caminho.

Por isso, o ‘main event’ do UFC Vegas 101, que abre a temporada de eventos da companhia em 2025, ganha contornos ainda mais dramáticos, e uma vitória neste duelo verde-amarelo se torna fundamental para as pretensões de título das brasileiras. Resta saber quem vai levar a melhor nessa disputa e, por consequência, manter vivo o sonho de ser campeã do Ultimate: Amanda ou Mackenzie.

Revanche

Este não será o primeiro embate entre Amanda Ribas e Mackenzie Dern no UFC. Em outubro de 2019, quando ambas ainda davan seus primeiros passos na organização, as duas se enfrentaram no cage e a lutadora mineira saiu vitoriosa, por pontos, na decisão unânime dos juízes.

O primeiro duelo, entretanto, carrega consigo uma peculiaridade. A disputa, que marcou o retorno de Mackenzie ao octógono após uma gravidez, foi realizada apenas quatro meses depois do nascimento da pequena Moa. Por isso, parte da comunidade do MMA questionou se o triunfo de Amanda não teria sido influenciado pelo contexto da época.

Agora, no entanto, as duas lutadoras parecem chegar em plenas condições físicas e técnicas para este importante combate. Sendo assim, a expectativa é que Ribas e Dern protagonizem um grande show e, principalmente, mostrem que estão prontas para dar um salto rumo a uma possível luta pelo cinturão.

Esquadrão Brasileiro

Não são só Amanda e Mackenzie que entrarão em ação carregando a bandeira do Brasil no UFC Vegas 101. Na verdade, o ‘Esquadrão Brasileiro’ marcará presença em peso no evento deste sábado, com outros seis atletas escalados para o show: César Almeida, Bruno Lopes, Felipe Bunes, Marco Túlio, Thiago Moisés e Nicolle Caliari.

Confira o card completo do UFC Vegas 101:

Mackenzie Dern x Amanda Ribas
Santiago Ponzinibbio x Carlston Harris
César Almeida x Abdul Razak Alhassan
Chris Curtis x Roman Kopylov
Christian Rodriguez x Austin Bashi
Punahele Soriano x Uros Medic
Jose Johnson x Felipe Bunes
Marco Túlio x Ihor Potieria
Thiago Moisés x Trey Ogden
Preston Parsons x Jacobe Smith
Ernesta Kareckaite x Nicolle Caliari
Magomed Gadzhiyasulov x Bruno Lopes
Fatima Kline x Viktoriia Dudakova
Nurullo Aliev x Joe Solecki

Matérias Recentes

Golpe ilegal? Árbitro veterano opina sobre “surfe” de Jean Silva no UFC 324

Um dos destaques do card do UFC 324, realizado no último sábado (24), em Las…

28/01/2026

Ex-campeã do UFC passa por cirurgia após alegar ser alvo de dedadas no olho de Natália Silva

A derrota de Rose Namajunas no UFC 324 do último sábado (24), em Las Vegas…

28/01/2026

Alexander Volkanovski e Diego Lopes protagonizam encarada respeitosa antes do UFC 325

Restando poucos dias para a disputa da revanche entre Alexander Volkanovski e Diego Lopes, pelo…

27/01/2026

Jean Silva faz campanha por disputa de título após vitória no UFC 324: “Quem vende mais?”

No último sábado (24), em Las Vegas (EUA), Jean Silva mostrou perseverança para dar a…

27/01/2026

UFC 324: Jean Silva surfa até o sexto lugar do ranking; Natália Silva assume liderança

O primeiro evento do Ultimate no ano já surtiu alguns efeitos na tabela de classificação…

27/01/2026

Rose Namajunas cai no choro após derrota para Natália Silva no UFC 324; veja

Ex-campeã peso-palha (52 kg) do Ultimate em duas oportunidades, Rose Namajunas sofreu mais um baque…

27/01/2026