Siga-nos
Umar Nurmagomedov é primo de Khabib e uma das maiores promessas do UFC
Umar Nurmagomedov segue invicto no MMA profissional - Louis Grasse/AgFight

UFC

Com Khabib no corner, Umar Nurmagomedov vence Cory Sandhagen no UFC Abu Dhabi

Com a presença ilustre do seu primo Khabib Nurmagomedov no corner, Umar Nurmagomedov conquistou a vitória mais importante de sua carreira até o momento. No ‘main event’ do UFC Abu Dhabi, o wrestler russo derrotou o americano Cory Sandhagen e se aproximou de uma possível disputa pelo cinturão peso-galo (61 kg) da organização.

O triunfo de Umar, que segue invicto no MMA profissional após 18 combates disputados, foi ainda mais significativo pela forma como foi conquistado. Sem conseguir impor seu jogo na luta agarrada, em virtude da boa defesa apresentada por Sandhagen, o primo do ex-campeão peso-leve (70 kg) Khabib Nurmagomedov mostrou grande evolução na trocação, área a qual o americano, em teoria, levaria vantagem.

Agora, Umar Nurmagomedov deve dar um salto significativo no ranking peso-galo do UFC. O russo, que ocupava a 10ª colocação na lista, provavelmente será alçado ao top 3 da divisão com o triunfo sobre Cory Sandhagen, ex-desafiante ao cinturão interino e número dois da categoria.

A luta

Não demorou muito para Umar mostrar sua estratégia. Logo no início do combate, o primo de Khabib Nurmagomedov foi nas pernas de Sandhagen e tentou levar a luta para o solo. O americano, porém, se defendeu bem da tentativa de queda e manteve o combate em pé. Disciplinado, o russo insistiu mais algumas vezes no primeiro round, mas foi frustrado pelo rival, que também levou vantagem na trocação, principalmente com os chutes baixos. Nos segundos finais, Umar completou seu primeiro takedown, mas não conseguiu progredir na luta agarrada.

O segundo assalto foi mais produtivo para Nurmagomedov. Ainda que sem conseguir impor seu jogo de luta agarrada com eficácia, o russo se soltou mais na trocação e acertou bons golpes no americano. Por sua vez, Sandhagen manteve a estratégia de chutar a perna do rival para tentar atrapalhar sua movimentação.

Visivelmente bem treinado, Sandhagen manteve a boa defesa de quedas para evitar o grappling do russo. Por outro lado, na trocação, o americano não conseguiu fazer valer sua teórica vantagem sobre o rival, que apresentou mais volume de golpes.

Surpreendentemente confortável na trocação contra o americano, Umar mostrou um boxe afiado no quarto round. Mais veloz, o russo conectou boas combinações e os melhores golpes no período. Desgastado fisicamente, Sandhagen não encontrou respostas para o ímpeto do oponente.

O cenário continuou favorável a Nurmagomedov no quinto assalto. Visivelmente cansado, Sandgagen tentou surpreender com suas próprias tentativas de quedas, que foram bem defendidas pelo russo. Com pouco menos de dois minutos para o fim, Umar conseguiu colocar o americano de costas no chão pela primeira vez, onde trabalhou no ground and pound até o soar da buzina.

Confira os resultados do UFC Abu Dhabi:

Umar Nurmagomedov venceu Cory Sandhagen por decisão unânime dos juízes;
Sharabutdin Magomedov venceu Michal Oleksiejczuk por decisão unânime dos juízes;
Deiveson Figueiredo venceu Marlon Vera por decisão unânime dos juízes;
Michael Chiesa venceu Tony Ferguson por finalização;
Mackenzie Dern venceu Loopy Godinez por decisão unânime dos juízes;
Joel Alvarez venceu Elves Brener por nocaute técnico;
Azamat Murzakanov venceu Alonzo Menifield por nocaute;
Kauê Fernandes venceu Mohammad Yahya por nocaute técnico;
Shamil Gaziev venceu Don’Tale Mayes por decisão unânime dos juízes;
Guram Kutateladze venceu Jordan Vucenic por decisão unânime dos juízes;
Sam Hughes venceu Victoria Dudakova por decisão dividida dos juízes;
Jai Herbert venceu Rolando Bedoya por decisão unânime dos juízes;
Sedriques Dumas venceu Denis Tiuliulin por decisão unânime dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC