Na noite desta quinta-feira (27), os fãs de MMA conheceram os primeiros confrontos de grande magnitude do UFC para a temporada de 2026. Através de uma ‘live’ em suas redes sociais, Dana White anunciou as primeiras disputas de título previstas para abrir o calendário anual. E o início da nova era do Ultimate com o novo acordo de transmissão junto à ‘Paramount +’ vem com tudo, com duas edições numeradas seguidas.
O primeiro deles, o UFC 324, será realizado no dia 24 de janeiro, em Las Vegas (EUA). E a atração principal do show na ‘T-Mobile Arena’ será o confronto pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg) entre Justin Gaethje e Paddy Pimblett. Vale ressaltar que Ilia Topuria não abdicou do posto de campeão linear da categoria. Mas como não poderia contar com ‘El Matador’ em ação no início do ano por motivos não revelados, a alta cúpula do Ultimate optou por destravar a divisão com a criação do cinturão interino.
Quem acabou ficando de fora da equação foi Arman Tsarukyan. Atual número 1 do ranking dos leves e vindo de grande triunfo no UFC Catar, no último sábado (22), o armênio era cotado como o próximo desafiante natural ao reinado de Topuria. Mas agora, com Pimblett e Gaethje escalados para disputarem o título interino, o caminho de Tsarukyan até uma eventual luta pelo cinturão ficou bastante nebuloso.
Retorno de Amanda Nunes
No ‘co-main event’ do UFC 324, Amanda Nunes volta à ativa em um confronto que promete marcar história no MMA feminino. Afinal de contas, a ‘Leoa’, apontada como a ‘GOAT’ da modalidade, terá pela frente a atual campeã peso-galo (61 kg) do Ultimate e bicampeã olímpica de judô Kayla Harrison. O embate se torna ainda mais atrativo para os fãs por conta do histórico que existe entre as atletas. Ambas já foram parceiras de treino na ‘American Top Team’ – contexto que acrescenta uma pitada a mais de expectativa e rivalidade no combate.
Diego Lopes vs Volkanovski 2
Na semana seguinte, no dia 31 de janeiro, o Ultimate desembarca em Sydney, na Austrália, para promover o UFC 325. E, como já era de se esperar, quem irá liderar o card será o ‘atleta da casa’ Alexander Volkanovski. Campeão entre os pesos-penas (66 kg), ‘The Great’ coloca o cinturão em jogo contra um velho conhecido em uma revanche: Diego Lopes.
No primeiro encontro entre os dois, no UFC 314, em abril de 2025, o australiano levou a melhor na decisão unânime dos juízes. Menos de um ano depois, após nocautear Jean Silva e se credenciar para novo ‘title shot’, Diego tenta reescrever a história com um desfecho diferente. Caso tenha o braço erguido em território hostil, o manauara ampliará ainda mais a soberania do Brasil no Ultimate – se tornando, possivelmente, o quarto campeão em atividade no país, ao lado de Alex ‘Poatan’, Alexandre Pantoja e Mackenzie Dern.
Nova era
Vale ressaltar que, a partir de 2026, o UFC abandonará oficialmente o modelo de pay-per-view para entrar na era do ‘streaming’. No fim deste ano, a liga presidida por Dana White firmou um acordo bilionário com a ‘Paramount +’ pelos direitos de transmissão dos cards. E os primeiros eventos numerados da ‘nova era’ serão justamente o UFC 324 e o UFC 325, que contarão com as disputas de título entre Paddy Pimblett vs Justin Gaethje e Diego Lopes vs Volkanovski, respectivamente.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok