Dentro do octógono, Khamzat Chimaev, invicto no MMA, é um lutador bastante temido. Entretanto, apesar de suas credenciais, o wrestler russo sofre constantemente com problemas de saúde às vésperas de confrontos importantes. E, ao menos de acordo com ‘Borz’, tal cenário era fruto de um grande desgaste na rotina diária de treinos. Atento à questão, o peso-médio (84 kg) do Ultimate revelou que fez mudanças significativas em seu camp de preparação para o UFC 308, programado para o dia 26 de outubro, em Abu Dhabi (EAU).
Em entrevista ao canal ‘Adam Zubayraev’, no Youtube, Khamzat relembrou que se acostumou a treinar sem horários previstos, até a exaustão física. O modo de preparo, segundo o próprio, afetou seu sistema imunológico em diversas oportunidades. Na mais recente delas, Chimaev foi hospitalizado e precisou deixar a luta principal do UFC Arábia Saudita contra Robert Whittaker, originalmente marcada para junho. Além deste episódio, ‘Borz’ também já deixou de encarar o ex-campeão Leon Edwards por razões clínicas em mais de uma ocasião.
“A questão é que agora eles (treinadores) me deixam descansar e me recuperar adequadamente. Eu costumava ir para a academia e treinar até não conseguir mais. Sim (treinava até a exaustão), mas aí eu acabei no hospital como da última vez, quando tive que ir ao hospital três vezes seguidas em um período de três semanas. Meu sistema imunológico caiu, fiquei doente e agora utilizo uma abordagem melhor. Trabalho com bons treinadores, o Salim (Noutsalkhanov) criou muitos campeões mundiais, também treinou o Buvaisar Saitiev para as Olimpíadas de Pequim, com gente assim. Vou dar um grande passo em frente”, destacou o ‘Lobo’, de acordo com a tradução da página ‘Red Corner MMA’.
Passaporte para o cinturão?
Número 12 no ranking do peso-médio, Khamzat pode ganhar um atalho até o cinturão caso desbanque Whittaker no UFC 308. Afinal, o australiano, além de ex-campeão da categoria, figura no top 3 da listagem. Por outro lado, Robert também representa possivelmente o maior desafio que Chimaev já enfrentou dentro do Ultimate. Apontado como um dos melhores pesos-médios de todos os tempos, o veterano, que vem embalado por duas vitórias seguidas, revelou que busca ‘estragar os planos’ do UFC ao ser o primeiro homem a conseguir derrotar a promessa do MMA.