Depois de se sagrar campeão peso-médio (84 kg) no UFC 297 do último sábado (20), Dricus du Plessis passou a ter sua próxima rodada ventilada com dois oponentes mais prováveis: Israel Adesanya ou até mesmo uma revanche imediata contra Sean Strickland. No entanto, Khamzat Chimaev, um terceiro possível rival para o sul-africano, porém menos citado, parece inconformado com tal situação – ao ponto de ‘cobrar’ Dana White, presidente do Ultimate, por uma promessa de luta pelo título que lhe havia sido feita no passado.
Antes do UFC 294, em outubro de 2023, o cartola havia prometido um ‘title shot’ ao vencedor do combate entre o ‘Lobo’ e Kamaru Usman – vencido pelo russo. Após o show, Dana chegou, inclusive, a projetar uma disputa de cinturão para Khamzat entre os pesos-médios. Sendo assim, em entrevista à ‘ESPN’ americana, Chimaev subiu o tom e, de certa forma, confrontou seu chefe, ao cobrar que o presidente cumpra sua promessa e o torne o próximo desafiante da categoria.
“Quem mais vai lutar com ele (Dricus)? Israel está fora (ele disse) até 2027. Todos esses caras já lutaram entre si. Apenas eu que estou invicto e indiscutível, então não sei. Eles me prometeram depois da luta com o Usman que eu, com certeza, lutaria pelo título. E eu venci aquela luta. Não sei o que está acontecendo. Ouvi que o Dana White disse: ‘Não acho que o Khamzat é o próximo pelo título’. Isso é palhaçada, cara. Se você me promete algo, você tem que responder por suas palavras. Não me importo se é um presidente ou um rei, se você me der sua palavra, você tem que responder por isso. Ficarei surpreso se alguém lutar (pelo título) em seguida que não seja eu. Veremos. Na minha mente, deveria ser eu”, contestou Khamzat.
Fenômeno de popularidade e invicto no MMA
Com um discurso destemido, Chimaev chamou a atenção dos fãs assim que chegou ao UFC, emplacando três vitórias em apenas três meses e rapidamente se tornando um fenômeno de popularidade. Após o ‘boom’ inicial, o Lobo viu sua assiduidade no octógono baixar e o nível dos oponentes subir. Mesmo diante de grandes desafios, o russo se mantém invicto no MMA profissional com um cartel de 13-0 e atualmente busca o tão sonhado cinturão do Ultimate.