UFC

Chimaev abre o jogo sobre saída do UFC Arábia Saudita: “Minha imunidade caiu”

A poucos dias da realização do UFC 308, o Ultimate publicou o tradicional ‘Countdown’ – material exclusivo e especial de cada evento numerado, que revela os bastidores da preparação dos protagonistas dos principais cards da empresa. E desta vez, uma declaração de Khamzat Chimaev, escalado para o ‘co-main event’, chamou a atenção dos fãs. Depois de desfalcar o show com sede na Arábia Saudita às vésperas do embate original contra Robert Whittaker, em junho, o ‘Lobo’ abriu o jogo sobre o processo de desgaste clínico que o retirou do confronto.

Khamzat e Whittaker fariam a luta principal do primeiro card da história do UFC na Arábia Saudita. A poucos dias do evento, porém, uma alegada “doença persistente” obrigou o russo a se retirar do confronto, frustrando os planos da alta cúpula do Ultimate. Quatro meses depois do incidente e prestes a, enfim, medir forças contra o ex-campeão do peso-médio (84 kg), Chimaev explicou que a principal causa de sua saída do duelo foi uma queda de imunidade – que propiciou a chegada de enfermidades recorrentes.

“Estávamos no camp de treinos. O primeiro mês (de preparação) foi muito bom. Nas últimas três semanas, minha imunidade caiu. Não sei o que aconteceu. Todos os caras comeram a mesma comida, mas apenas (eu) fiquei doente. Fiquei hospitalizado por alguns dias. Aí depois saí e comecei a treinar novamente, mas aí a mesma m*** aconteceu de novo (fiquei doente). O médico disse para mim: ‘Você precisa ficar longe da academia e parar de treinar, não fazer nada’. Fui para a cara, para as montanhas”, relembrou Khamzat.

Mudanças e descanso na preparação

Ciente do que ocorreu em junho e disposto a evitar qualquer tipo de empecilho para o UFC 308, em Abu Dhabi, Chimaev promoveu algumas mudanças em seu estilo de preparação. Anteriormente, o wrestler admitiu que treinava todos os dias até a exaustão – prática que pode ter contribuído para a queda de sua imunidade antes do card na Arábia Saudita. Com um filtro mais conservador, o ‘Lobo’ agora garante que seus treinadores prezam também pelo descanso como uma ferramenta chave durante o camp de treinos. Caso realmente consiga vencer essa barreira e suba no octógono neste sábado (26), Khamzat colocará sua invencibilidade no MMA em jogo contra Whittaker.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025