UFC

Chimaev abre o jogo sobre saída do UFC Arábia Saudita: “Minha imunidade caiu”

A poucos dias da realização do UFC 308, o Ultimate publicou o tradicional ‘Countdown’ – material exclusivo e especial de cada evento numerado, que revela os bastidores da preparação dos protagonistas dos principais cards da empresa. E desta vez, uma declaração de Khamzat Chimaev, escalado para o ‘co-main event’, chamou a atenção dos fãs. Depois de desfalcar o show com sede na Arábia Saudita às vésperas do embate original contra Robert Whittaker, em junho, o ‘Lobo’ abriu o jogo sobre o processo de desgaste clínico que o retirou do confronto.

Khamzat e Whittaker fariam a luta principal do primeiro card da história do UFC na Arábia Saudita. A poucos dias do evento, porém, uma alegada “doença persistente” obrigou o russo a se retirar do confronto, frustrando os planos da alta cúpula do Ultimate. Quatro meses depois do incidente e prestes a, enfim, medir forças contra o ex-campeão do peso-médio (84 kg), Chimaev explicou que a principal causa de sua saída do duelo foi uma queda de imunidade – que propiciou a chegada de enfermidades recorrentes.

“Estávamos no camp de treinos. O primeiro mês (de preparação) foi muito bom. Nas últimas três semanas, minha imunidade caiu. Não sei o que aconteceu. Todos os caras comeram a mesma comida, mas apenas (eu) fiquei doente. Fiquei hospitalizado por alguns dias. Aí depois saí e comecei a treinar novamente, mas aí a mesma m*** aconteceu de novo (fiquei doente). O médico disse para mim: ‘Você precisa ficar longe da academia e parar de treinar, não fazer nada’. Fui para a cara, para as montanhas”, relembrou Khamzat.

Mudanças e descanso na preparação

Ciente do que ocorreu em junho e disposto a evitar qualquer tipo de empecilho para o UFC 308, em Abu Dhabi, Chimaev promoveu algumas mudanças em seu estilo de preparação. Anteriormente, o wrestler admitiu que treinava todos os dias até a exaustão – prática que pode ter contribuído para a queda de sua imunidade antes do card na Arábia Saudita. Com um filtro mais conservador, o ‘Lobo’ agora garante que seus treinadores prezam também pelo descanso como uma ferramenta chave durante o camp de treinos. Caso realmente consiga vencer essa barreira e suba no octógono neste sábado (26), Khamzat colocará sua invencibilidade no MMA em jogo contra Whittaker.

Matérias Recentes

Xicão passa do 1º round pela primeira vez e vence Tai Tuivasa no UFC 325

Nas nove primeiras lutas de sua carreira no MMA profissional, o gigante brasileiro Tallison Teixeira…

01/02/2026

Rival desafia Renato Moicano para duelo Brasil vs Argentina no UFC

Sem adversário depois da saída de Brian Ortega do confronto originalmente marcado para o UFC…

31/01/2026

Lutador quebra o silêncio após ter luta cancelada por suspeita de manipulação

Uma semana depois de ter sua luta no UFC 324, contra Michael Johnson, cancelada de…

31/01/2026

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026