UFC

Chimaev abre o jogo sobre saída do UFC Arábia Saudita: “Minha imunidade caiu”

A poucos dias da realização do UFC 308, o Ultimate publicou o tradicional ‘Countdown’ – material exclusivo e especial de cada evento numerado, que revela os bastidores da preparação dos protagonistas dos principais cards da empresa. E desta vez, uma declaração de Khamzat Chimaev, escalado para o ‘co-main event’, chamou a atenção dos fãs. Depois de desfalcar o show com sede na Arábia Saudita às vésperas do embate original contra Robert Whittaker, em junho, o ‘Lobo’ abriu o jogo sobre o processo de desgaste clínico que o retirou do confronto.

Khamzat e Whittaker fariam a luta principal do primeiro card da história do UFC na Arábia Saudita. A poucos dias do evento, porém, uma alegada “doença persistente” obrigou o russo a se retirar do confronto, frustrando os planos da alta cúpula do Ultimate. Quatro meses depois do incidente e prestes a, enfim, medir forças contra o ex-campeão do peso-médio (84 kg), Chimaev explicou que a principal causa de sua saída do duelo foi uma queda de imunidade – que propiciou a chegada de enfermidades recorrentes.

“Estávamos no camp de treinos. O primeiro mês (de preparação) foi muito bom. Nas últimas três semanas, minha imunidade caiu. Não sei o que aconteceu. Todos os caras comeram a mesma comida, mas apenas (eu) fiquei doente. Fiquei hospitalizado por alguns dias. Aí depois saí e comecei a treinar novamente, mas aí a mesma m*** aconteceu de novo (fiquei doente). O médico disse para mim: ‘Você precisa ficar longe da academia e parar de treinar, não fazer nada’. Fui para a cara, para as montanhas”, relembrou Khamzat.

Mudanças e descanso na preparação

Ciente do que ocorreu em junho e disposto a evitar qualquer tipo de empecilho para o UFC 308, em Abu Dhabi, Chimaev promoveu algumas mudanças em seu estilo de preparação. Anteriormente, o wrestler admitiu que treinava todos os dias até a exaustão – prática que pode ter contribuído para a queda de sua imunidade antes do card na Arábia Saudita. Com um filtro mais conservador, o ‘Lobo’ agora garante que seus treinadores prezam também pelo descanso como uma ferramenta chave durante o camp de treinos. Caso realmente consiga vencer essa barreira e suba no octógono neste sábado (26), Khamzat colocará sua invencibilidade no MMA em jogo contra Whittaker.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025