UFC

Charles Do Bronx comemora recuperação no UFC e fim da “maldição” canadense

Charles Oliveira foi um dos principais destaques do UFC 289. No evento realizado no último sábado (10), no Canadá, ‘Do Bronx’ venceu Beneil Dariush, provou ser um dos melhores lutadores do peso-leve (70 kg) e faturou um dos bônus de ‘Performance da Noite’ pelo nocaute aplicado no primeiro round. E não parou por aí, pois, com o resultado, o brasileiro voltou ao caminho das vitórias na empresa e encerrou a ‘maldição canadense’.

Na coletiva de imprensa pós-evento, Charles celebrou o importante triunfo, que o deixou próximo de disputar o cinturão do peso-leve do UFC novamente. Após ser finalizado por Islam Makhachev, em outubro, em Abu Dhabi (EAU), parte da comunidade do MMA chegou a duvidar da recuperação do brasileiro contra Dariush. Para piorar o cenário, além da derrota para o russo, ‘Do Bronx’ nunca tinha vencido ao atuar no Canadá.

Em quatro lutas realizada no país, o brasileiro foi finalizado por Jim Miller em 2010, nocauteado por Cub Swanson e Max Holloway em 2012 e 2015, respectivamente (as três derrotas ocorreram no round inicial), e finalizado por Anthony Pettis no terceiro assalto em 2016. Apesar do retrospecto desfavorável, Charles não se mostrou abalado e deu a volta por cima no UFC diante de Dariush, conquistando também seu primeiro triunfo no Canadá de modo impressionante.

“É como se fosse um filme. A maioria das minhas derrotas foi aqui, mas poder lutar e ser aplaudido de pé pela torcida, parecia que eu estava dentro da comunidade, no Brasil. No final, depois de tudo que foi falado, são coisas que vão ficar na história. Sou brasileiro, mas lutar no Canadá, em uma sequência de nunca ter vencido aqui, vencer e ser aplaudido dessa forma, nunca vou esquecer isso. Foi um momento ruim da minha carreira. Na época, estava frio, agora está calor, o cabelo não era branquinho, hoje está branquinho, não era minha família Chute Boxe Diego Lima. É um novo Charles e um novo momento da minha carreira e da minha vida. Estou muito feliz”, declarou o lutador.

Histórico de Charles no MMA

Charles Oliveira, de 33 anos, é um veterano do MMA e ex-campeão do peso-leve do UFC. O brasileiro iniciou sua trajetória no esporte em 2008 e estreou no Ultimate em 2010. Em sua carreira, ‘Do Bronx’ construiu um cartel composto por 34 vitórias, sendo 31 pela via rápida (21 por finalização e dez por nocaute), nove derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). O paulista é o maior finalizador da história da companhia (16 vezes), o atleta que possui mais vitórias pela via rápida (20) e também mais bônus (19).

Matérias Recentes

UFC Casa Branca? Masvidal levanta rumores sobre retorno: “Treinando para algo grande”

Desde que disputou sua última luta no MMA profissional, em abril de 2023, Jorge Masvidal…

17/01/2026

Data e adversário! Ilia Topuria revela planejamento de seu retorno ao UFC

Em novembro de 2025, Ilia Topuria surpreendeu a todos ao anunciar uma pausa em sua…

17/01/2026

Deiveson Figueiredo analisa status de zebra contra primo de Khabib: “Um soco muda tudo”

A pouco mais de uma semana do UFC 324, primeiro evento da entidade em 2026,…

17/01/2026

UFC 325: Dana White minimiza críticas sobre Diego Lopes vs Volkanovski 2

Dana White demonstrou indiferença às críticas direcionadas ao UFC após a organização anunciar Diego Lopes…

17/01/2026

BMF raiz? Max Holloway sugere busca por finalização contra Do Bronx no UFC 326

Ex-campeão peso-leve (70 kg) e recordista de vitórias por finalização do UFC em todos os…

16/01/2026

Makhachev impõe condição para enfrentar Topuria no UFC: “Não vou descer mais”

Mesmo sem nunca terem se enfrentado, Islam Makhachev e Ilia Topuria protagonizam atualmente uma das…

16/01/2026