Quinto colocado no ranking peso-leve (70 kg) do Ultimate, Michael Chandler voltará à ação no dia 12 de novembro, para encarar Dustin Poirier, em confronto de grande importância para o futuro da divisão. Porém, antes de subir no octógono novamente, o americano estará atento à próxima disputa de cinturão da categoria, marcada para o dia 22 de outubro, no UFC 280, em Abu Dhabi (EAU), e que terá como protagonistas o brasileiro Charles ‘Do Bronx’, último campeão até 70 kg da entidade e invicto há 11 lutas, e o russo Islam Makhachev, que também vive grande fase, com dez triunfos consecutivos.
Apesar do lutador paulista ter encarado uma competição de maior nível em seu histórico na liga, tendo como rivais alguns dos principais nomes da categoria, entre eles o próprio Michael Chandler, as casas de apostas apontam o russo como favorito para o confronto. Este fato foi questionado por ‘Iron’, em entrevista ao ‘The MMA Hour’. Com a experiência de já ter enfrentado o paulista, o lutador americano – ex-campeão do Bellator – exaltou a evolução de ‘Do Bronx’ nos últimos anos e apostou na sua vitória sobre o pupilo de Khabib Nurmagomedov.
“Eu acho que Charles vence essa luta. Eu acho que é loucura que Islam seja o favorito. Tirando o fato de Charles Oliveira não ter batido o peso na sua última luta, o cara tem parecido muito bom. Finalizando caras, as mãos dele evoluíram muito. E só a confiança geral dele… Ele é o nosso campeão. Bem, não tecnicamente, mas ele é o campeão nos olhos de todo mundo por uma razão, e eu acho que ele vencerá Islam com facilidade”, afirmou Chandler.
Sem perder desde 2017, Charles ‘Do Bronx’ engatou uma sequência de 11 vitórias consecutivas que o levaram ao topo da divisão dos leves. O brasileiro conquistou o título da categoria em maio do ano passado, com um triunfo sobre o próprio Michael Chandler, e defendeu sua cinta contra Dustin Poirier, sete meses depois.
No que seria sua segunda defesa de cinturão, no entanto, em maio deste ano, Charles foi destituído de seu título após falhar na balança antes da disputa contra Justin Gaethje, no UFC 274. Apesar do episódio, o faixa-preta se recuperou emocionalmente e venceu o americano no dia seguinte, garantindo uma vaga na próxima disputa de cinturão dos leves, onde enfrentará Islam Makhachev e tentará ser coroado novamente como rei da divisão até 70 kg do Ultimate.