Siga-nos

UFC

Chandler elogia Makhachev, mas discorda de comparação com Khabib: “Nem perto”

A fase de Islam Makhachev nos leves (70 kg) do UFC é tão boa, que já parece incomodar alguns dos principais nomes do peso. Tanto que Michael Chandler, ex-desafiante ao título da divisão e que faz importante luta contra Justin Gaethje, na edição de número 268, que acontece neste sábado (6), em Nova York (EUA), tirou um tempo em sua agenda para comentar a consolidação do russo na elite da categoria.

No ‘media day’ do UFC 268, realizado na quarta-feira (3), Chandler reconheceu que Makhachev é, de fato, um lutador qualificado e que merece integrar a elite do peso-leve, mas, ao mesmo tempo, discordou da comparação feita por parte da comunidade do MMA, de que o russo é uma nova versão do ex-campeão Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino.

Como Khabib e Makhachev possuem uma relação afetuosa, estilo de luta semelhantes e costumam dominar seus adversários, é natural que uma parcela dos fãs faça tal paralelo. Inclusive, o próprio ex-campeão do peso-leve do UFC classificou o amigo e parceiro de treino como seu sucessor e cravou que é questão de tempo para o mesmo conquistar o título. Contudo, Chandler afirmou que, por melhor que o atleta seja, ainda está distante do nível de ‘The Eagle’, até porque acabou de mudar de patamar ao obter a maior vitória da carreira diante de Dan Hooker, oponente que também venceu sem dificuldade.

“Não, Makhachev não está nem perto de Khabib. Eles são parecidos? Absolutamente. São amigos e parceiros de equipe? Sim, com certeza. O que Khabib conquistou, não pelo conjunto de habilidades, e sim a mística que cercou suas realizações dentro do esporte, invicto e fazendo com que cada cara sobre-humano dos leves parecesse um mero mortal”, analisou Chandler, antes de completar.

“Eu não diria que Makhachev é a próxima grande coisa ou algo assim. Acho que ele é muito bom. Obviamente, a maneira como ele despachou Hooker no primeiro round o consolidou como um top, mas quando começam a comparar Makhachev com Khabib, ele ainda não chegou lá. Esta é a primeira vez que ele derrota um top-10 e Khabib conseguiu isso muitos anos antes”, concluiu.

Michael Chandler, de 34 anos, é um dos lutadores mais populares do peso-leve do UFC. Na maior organização de MMA do mundo, o americano, ex-campeão do Bellator, se encontra na quarta posição no ranking da categoria. No esporte desde 2009, ‘Iron’ disputou 28 lutas, venceu 22 e perdeu seis vezes. Seus principais triunfos na modalidade foram diante de Ben Henderson (duas vezes), Dan Hooker e Eddie Alvarez.

Para a temporada 2021, Islam Makhachev revelou que seu objetivo é se consolidar como um dos melhores atletas do peso-leve do UFC e conquistar o prêmio de lutador do ano. Atualmente, o russo está embalado com nove vitórias seguidas e vive seu melhor momento na carreira. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC