Siga-nos
Alex Poatan comemora vitória no UFC 320
Na visão do peso-leve (70 kg), Poatan seria o reforço ideal para abrir o calendário do UFC em 2026 - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Chama? Renato Moicano faz campanha para Alex Poatan “salvar” card do UFC 324

Classificado por Dana White como “o maior combate feminino de todos os tempos”, a superluta entre Amanda Nunes e Kayla Harrison precisou ser adiada por conta de uma lesão no pescoço da judoca americana. Com isso, o card do UFC 324, programado para o dia 24 de janeiro, em Las Vegas (EUA), sofreu um desfalque de peso a pouco mais de uma semana de sua realização. Mas segundo Renato ‘Moicano’, ainda há uma forma de ‘salvar’ o primeiro evento da entidade em 2026: convocar Alex ‘Poatan’ como um reforço de última hora.

Através de seu canal no Youtube, o peso-leve (70 kg) fez campanha para que Alex Pereira fosse convocado para reforçar o evento. Inclusive, essa não seria a primeira vez que o brasileiro seria solicitado de última hora para ‘salvar a pele’ do Ultimate. Na visão de Moicano, a disputa pelo título interino dos pesos-leves entre Justin Gaethje vs Pimblett não é suficiente para liderar o UFC 324 – sobretudo dentro de um contexto de estreia da ‘era Paramount’, que desembolsou 7,7 bilhões de dólares pelos direitos de transmissão da companhia.

“Não caiu só a luta da Kayla Harrison com a Amanda Nunes não. Pode ter caído todo o UFC 324. Porque, na minha opinião, esse cara (Pimblett) não devia nem estar lutando pelo título. E essa luta não segura um acordo bilionário (com a Paramount) que tem que impressionar os fãs. Quem vão ter que chamar para salvar o UFC 324? Na minha cabeça, quem vai salvar o UFC 324 é o homem (Poatan). Não é a primeira vez que ele fez, e vai fazer de novo. E dessa vez vai ser no peso-pesado. Eles (UFC) vão chamar o Alex Poatan. O Paddy Pimblett consegue segurar um card Paramount numerado? Isso pode f*** o UFC. O Poatan pode lutar com o Ciryl Gane. Peso-pesado não tem que bater peso e eles têm que impulsionar de alguma forma esse UFC”, opinou Renato.

Poatan já salvou o UFC 

Caso o cenário proposto por Moicano se concretize, essa não seria a primeira vez que Poatan ‘salvaria’ o UFC em situação parecida. O brasileiro já serviu como a solução para que a companhia salvasse um evento de grande magnitude em ao menos três oportunidades. Em novembro de 2023, no UFC 295, o brasileiro foi escalado para liderar o show após a saída de Jon Jones do card. O americano enfrentaria Stipe Miocic na ocasião, mas viu sua luta cair após sofrer uma grave lesão. Sendo assim, Alex ganhou os holofotes e, à época, conquistou o título até 93 kg ao nocautear Jiri Prochazka.

Já em abril de 2024, Alex consolidou seu status de estrela global ao ser o escolhido para simplesmente liderar a centenária edição do UFC 300, em Las Vegas. Conforme o próprio brasileiro admitiu, o plano da empresa, originalmente, era colocá-lo em ação no evento do Rio de Janeiro, poucas semanas depois. No entanto, sem grandes astros disponíveis para ‘dar peso’ ao show centenário, a alta cúpula do Ultimate realocou Pereira, que não decepcionou e nocauteou Jamahal Hill ainda no primeiro round, mantendo o cinturão dos meio-pesados.

Por fim, apenas dois meses depois, em junho da mesma temporada, Poatan assumiu a responsabilidade de simplesmente substituir o maior astro que o MMA já produziu: Conor McGregor. Escalado para liderar o UFC 303, o falastrão irlandês sofreu uma lesão de última hora e seu duelo com Michael Chandler foi cancelado. Sem um plano B engatilhado, a empresa novamente recorreu aos serviços do brasileiro, que aceitou o chamado e liderou o show numerado, derrotando Prochazka pela segunda vez para manter a soberania entre os meio-pesados.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC