Conhecido no MMA por conta de seu ‘trash talk’ criativo e polêmico, Chael Sonnen se tornou inimigo número um do Brasil no auge de sua rivalidade com Anderson Silva, no período entre 2010 e 2012. Contudo, ‘The American Gangster’ protagonizou um momento emblemático da história do esporte com Wanderlei Silva, outra lenda do país. A dupla capitaneou a terceira edição brasileira do reality show ‘The Ultimate Fighter’, em 2014, e o clima hostil resultou em agressão durante as gravações. Sete anos depois, o americano relembrou o episódio.
Em entrevista ao site oficial do UFC, Sonnen riu de como a discussão com Wanderlei se iniciou e revelou que foi surpreendido com a demora da chegada dos competidores e membros do staff para o encerramento da confusão. Apesar do lamentável ocorrido entre os veteranos, a briga entre eles se tornou um dos momentos mais memoráveis de todas as edições do TUF.
Antes de chegarem às vias de fato, o americano e o brasileiro, constantemente, se estranhavam no programa. Em uma das muitas discussões, o ‘Cachorro Louco’ chegou a ameaçar abandonar as gravações do reality show, caso Sonnen não pedisse desculpas pelos ataques feitos ao Brasil, atletas e população local.
“Fiquei olhando para os cinegrafistas, para o diretor e fiquei esperando a porta abrir para os caras entrarem. Eu não era inteligente o suficiente para entender que sim, era isso que eles queriam. Eles queriam alguns desses momentos. Você tem que entender minha perspectiva. Aquela não foi a primeira vez que ele colocou as mãos em mim, então fui muito cauteloso. Muitos dizem para deixar o outro cara dar o primeiro soco, mas meu pai não acredita nisso. Ele disse que a luta começa assim que eles estiverem em guarda. Há um confronto, a luta começa e você não tem que esperar por nada”, contou Sonnen.
O clímax da rivalidade entre Sonnen e Wanderlei foi inusitado. Em uma encarada, o brasileiro declarou não gostar do rival e negou qualquer chance de ter uma relação profissional com o mesmo no programa. Em seguida, o americano respondeu que desconhecia a data do duelo. Imediatamente, o ‘Cachorro Louco’ avisou que seria em breve e perguntou se o desafeto aceitaria lutar naquele momento, no reality show.
Surpreso, Sonnen informou que queria conversar e pediu para o rival parar com as ameaças. Percebendo a aproximação de Wanderlei, o americano avisou que não deixaria o ‘Cachorro Louco’ chegar perto e o empurrou. Na sequência, o brasileiro partiu para o ataque, mas acabou sendo derrubado por ‘The American Gangster’, que vestia calça jeans e chinelos. Anos depois do ocorrido, Sonnen brincou com a situação, principalmente, com suas vestimentas na guerra contra Wanderlei.
“Eu tenho que dizer que ganhei mais crédito por vencer aquela luta com chinelos. Eu nunca realmente entendi, porque os chinelos foram um passo à frente do que estou acostumado”, concluiu.
Mesmo sendo treinadores do TUF Brasil 3, Chael Sonnen e Wanderlei Silva não se enfrentaram pelo UFC. O aguardado duelo entre os ícones do MMA só foi ocorrer em 2017, no Bellator. Na ocasião, o americano apostou no wrestling, mesma estratégia que utilizou no programa, e venceu o brasileiro por decisão unânime após três rounds.