Siga-nos
Aljamain Sterling e Henry Cejudo fazem última encarada antes de se enfrentarem no UFC 288.
Cejudo foi de rival a conselheiro de Sterling - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Cejudo revela ‘pedido de ajuda’ de Sterling antes de luta com O’Malley no UFC 292

Ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) do UFC, Henry Cejudo tem mostrado cada vez mais que é uma das principais ‘mentes’ do MMA na atualidade. Prova disso é que, além de já ter orientado grandes nomes da modalidade – como Jon Jones, Zhang Weili e Deiveson Figueiredo – em sua academia, a ‘Fight Ready’, no Arizona (EUA), ‘Triple C’ também recebe ‘pedidos de ajuda’ de rivais diretos, como foi o caso de Aljamain Sterling recentemente.

Escalado para defender o cinturão peso-galo contra Sean O’Malley no UFC 292, realizado no último sábado (19), Sterling procurou Cejudo, às vésperas do duelo, em busca de conselhos, através de mensagens privadas no ‘Instagram’. O conteúdo da conversa, com as instruções dadas pelo veterano ao americana de ascendência jamaicana, foi compartilhado por ‘Triple C’ em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

“Deixe eu contar um pequeno segredo para vocês. Eu estava ajudando ‘Aljo’ com o plano de jogo, mas ele não seguiu nada disso! Então: ‘O que você está esperando dele amanha a noite? Vale pedir sua opinião’. E eu disse isso: ‘Ele vai contra-atacar ou se movimentar sem parar. Ele não tem a habilidade de ficar no centro. Siga o seu plano de jogo e o empurre contra o cage. Fácil’. Ele continua a conversa: ‘Eu acho que a força dele não vai estar lá, mas ele vai ser duro com sua altura e tamanho. Só tenho que ser esperto ao encurtar a distância'”, aconselhou Cejudo.

As orientações de ‘Triple C’ para Sterling não pararam por aí. Mostrando seu alto ‘QI’ de luta, Henry Cejudo detalhou os passos a serem seguidos por ‘Aljo’ durante o duelo contra O’Malley, e inclusive enfatizou a atenção com o aspecto defensivo que o então campeão dos galos do UFC deveria ter ao tentar encurtar a distância para impor sua estratégia, baseada principalmente no grappling.

“Quero que vocês escutem o que eu estou dizendo a ele, porque tudo que aconteceu na luta eu falei: ‘Defesa é nº1, guarda alta e encurte a distância de forma certa. Não importa como você encurta. Ele vai ser perigoso no começo do primeiro e segundo rounds, mas não dê isso a ele’. Agora isso foi no sábado: ‘Hey, mais uma coisa. Não reaja às fintas dele. Ele começa o jogo dele assim. Se você se afastar ele começa a descobrir a distância dele. Boa sorte’. Aljamain fez alguma coisa disso? Não”, concluiu Cejudo, orgulhoso pelo acerto na análise feita por ele.

De rival a conselheiro

Curiosamente, antes de criarem essa  relação de troca de informações de última hora, Henry Cejudo e Aljamain Sterling foram rivais dentro do octógono do Ultimate. Em maio deste ano, os dois duelaram pelo título peso-galo do UFC, duelo vencido por Aljo, na decisão dividida dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC