Neste sábado (11), Alexander Volkanovski subirá no octógono do UFC 284, montado na ‘RAC Arena’, na Austrália, para tentar destronar Islam Makhachev e conquistar o cinturão peso-leve (70 kg), que seria o seu segundo pela companhia, em categorias diferentes. No entanto, apesar de parte da comunidade das lutas acreditar no êxito do australiano, há quem entenda que a missão do campeão peso-pena (66 kg) está fadada ao fracasso.
Uma dessas pessoas é Henry Cejudo. Ao analisar a disputa pelo título peso-leve do UFC para o canal ‘Helen Yee Sports’, do ‘Youtube’, o ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) do Ultimate projetou uma vitória “fácil” para Islam Makhachev e descartou qualquer chance de sucesso de ‘The Great’ neste combate, principalmente pelo nível de treinamento recebido pelo russo no Daguestão, sua terra natal.
“Não há nada que Alexander possa fazer por causa do que o wrestling ensinou a Islam. Eu competi no Daguestão. Eu fui humilhado no Daguestão. Eu devo muito do meu sucesso ao Daguestão… Islam, de onde ele vem, e a linhagem de campeões olímpicos e mundiais, todas essas diferentes disciplinas no seu país… Ele pode pegar o melhor dos melhores. É por isso que eu sinto que vai ser muito trabalho para Alexander. Coragem, no entanto. Eu tenho que dar crédito a ele. É corajoso o que ele está fazendo. Mas eu acho que vai ser uma tarefa fácil para Islam”, opinou Cejudo.
Número um no ranking peso-por-peso do UFC, Alexander Volkanovski ‘limpou’ a categoria dos penas e agora busca uma nova conquista na divisão de cima, o peso-leve, que o colocaria em um seleto grupo de bicampeões simultâneos no Ultimate. Para atingir seu objetivo, no entanto, o australiano precisará superar Islam Makhachev, visto por muitos como sucessor de Khabib Nurmagomedov, que vem de uma sequência de 11 vitórias consecutivas no octógono mais famoso do mundo, a última delas sobre Charles ‘Do Bronx’, que lhe garantiu o cinturão até 70 kg da companhia.