Depois que brilhou no card principal do UFC 322 ao nocautear o ex-campeão Leon Edwards, Carlos Prates subiu o tom e fez forte campanha para receber o próximo ‘title shot’ entre os meio-médios (77 kg). Mas se antes, o brasileiro parecia irredutível com sua ambição determinada, agora o cenário parece ter mudado – mesmo que ligeiramente. Ainda focado em uma eventual disputa de cinturão na próxima rodada, o atleta da ‘Fighting Nerds’ também já contempla um outro cenário na mente. E no seu ‘plano B’, para ser agraciado com o posto de desafiante oficial ao título, precisaria competir mais uma vez com sucesso no octógono.
Em recente participação no programa ‘The Ariel Helwani Show’, Prates se mostrou mais maleável e admitiu que aceitaria, caso fosse o plano do UFC, lutar mais uma vez antes de finalmente competir pelo cinturão. A mudança de postura, entretanto, possivelmente motivada pela ampla concorrência, não faz Carlos perder o foco de sua principal missão: se tornar o primeiro brasileiro campeão entre os meio-médios do Ultimate.
“Eu aceito lutar contra o Morales, Jack Della Maddalena. Quem quer que o UFC me der, eu vou enfrentar. É claro que eu prefiro lutar pelo cinturão. Mas se eu precisar fazer mais uma (luta antes disso), vamos nessa”, frisou o striker da ‘Fighting Nerds’.
Principais concorrentes de Prates
Atualmente, Carlos desponta na sexta colocação do ranking. Apesar de estar abaixo de outros concorrentes na listagem, o brasileiro tem a seu favor o fator entretenimento. Como um verdadeiro ‘showman’, por conta de seu estilo agressivo de luta e personalidade única fora dos octógonos, Prates rapidamente viu seu apelo comercial crescer exponencialmente na entidade. Mas isso por si só, talvez não garanta ao striker de Taubaté (SP) o almejado ‘title shot’ de imediato.
No páreo pelo posto de próximo desafiante ao título de Islam Makhachev, na divisão até 77 kg, estão nomes de peso como Ian Machado Garry, Kamaru Usman, Michael Morales, Shavkat Rakhmonov e até mesmo Ilia Topuria, que poderia subir de categoria para pleitear um inédito tricampeonato. Um destes, inclusive, já abriu as portas para um confronto direto com Prates: o equatoriano Morales, quarto colocado no ranking e invicto no MMA profissional.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok