Duas das principais estrelas do UFC 300, Charles Do Bronxs e Alex Poatan foram também dois dos mais ovacionados pelo público presente na coletiva de imprensa do evento na última quinta-feira (11), em Las Vegas (EUA), mesmo com a barreira do idioma. Isso mostra que, apesar de não dominarem o inglês, os lutadores brasileiros conseguem, de alguma forma, se comunicar com os fãs internacionais.
O domínio do inglês, considerada como uma língua universal, é visto há anos como uma ferramenta fundamental na construção de uma carreira de sucesso no Ultimate. Contrariando esta teoria, os astros brasileiros conquistaram uma legião de seguidores e provaram que o talento e o carisma natural, mesmo em personalidades tão diferentes, podem superar a ausência de uma comunicação direta com o público. Na própria coletiva do UFC 300, que contou com a presença da equipe de reportagem da Ag Fight, Do Bronxs e Poatan abordaram o tema e se mostraram gratos pelo acolhimento dos fãs.
“Acho que as coisas estão acontecendo e tem que acontecer desse jeito. Eu tenho as minhas dificuldades para aprender o inglês, mas a galera está me aceitando, estou muito feliz. A gente vê muita gente criticando pessoas que não falam inglês, não aceitam essas pessoas, e eu estou vendo que estão me aceitando, estou muito feliz com isso. E chama!”, analisou Alex.
“Com certeza aprendendo inglês ficaria mais fácil de se comunicar (com os fãs internacionais). Mas o amor é universal. Todo mundo sabe o amor e o carinho que a gente tem um pelo outro. Eu sou muito grato por tudo, sou muito grato por esse carinho gigantesco. Meu amor por vocês (fãs) é gigante”, afirmou Charles.
Lendas superam a barreira do idioma
No passado, algumas lendas do MMA brasileiro também superaram a barreira do idioma para se tornarem grandes estrelas mundiais. Os dois principais exemplos talvez sejam Anderson Silva e José Aldo, ex-campeões peso-médio (84 kg) e peso-pena (66 kg) do UFC, que, mesmo sem falarem inglês, conquistaram fãs por todo o planeta.
Do Bronxs e Poatan no UFC 300
Com o apoio do público, Alex Poatan e Charles Do Bronxs entram em ação no UFC 300 neste sábado (13), em Las Vegas. O primeiro coloca seu cinturão meio-pesado (93 kg) em jogo contra Jamahal Hill na luta principal do evento. Já o ex-campeão dos leves (70 kg) mede forças com o promissor Arman Tsarukyan no card principal do show, em importante duelo para o futuro da divisão.