Siga-nos
Divulgação/UFC

UFC

Cannonier vence Strickland na luta principal do último evento do UFC em 2022

Na última luta do derradeiro evento do UFC em 2022, dois representantes do top 10 do peso-médio (84 kg) da organização mediram forças dentro do cage por cinco rounds e o resultado ficou nas mãos dos juízes. Ex-desafiante ao cinturão da categoria, Jared Cannonier levou a melhor sobre Sean Strickland, na decisão dividida dos jurados, pelo main event da edição ‘Vegas 66’, realizada neste sábado (17). O Ultimate retorna com um novo show no dia 14 de janeiro do ano que vem.

Com o triunfo, Cannonier – número três no ranking peso-médio – se recupera da derrota sofrida em sua última apresentação, quando foi superado pelo então campeão Israel Adesanya em disputa pelo título até 84 kg do Ultimate, em julho. Já Strickland sofreu seu segundo revés consecutivo neste sábado, após ter sido nocauteado pelo brasileiro Alex ‘Poatan’, atual dono do cinturão da divisão, também em julho.

A luta

Disputado totalmente em pé, o primeiro round teve Cannonier aplicando o maior volume e variação de golpes, enquanto Strickland buscava usar os golpes de encontro para manter uma distância segura. Vantagem para o ‘Killa Gorilla’.

Fiel à estratégia, Strickland manteve o mesmo ritmo controlado no segundo assalto e conseguiu aplicar bons jabs no rival. Por sua vez, Cannonier continuou andando para frente, variando mais os golpes e causando mais dano no adversário. Vantagem novamente para o ex-desafiante ao cinturão do peso-médio do UFC.

A insistência na tática de levar a luta em ‘banho-maria’ parece ter rendido frutos para Strickland. No terceiro round, Cannonier, aparentemente mais desgastado, perdeu reflexos e velocidade, sendo mais atingido pelo falastrão. Ainda assim, ‘Killa Gorilla’ seguiu lançando os golpes mais potentes. Round equilibrado e difícil de julgar.

Depois de levar uma ‘chamada’ do corner no intervalo, que pediu mais volume de ataque, Strickland voltou para o quarto assalto um pouco mais agressivo, andando para frente pela primeira vez na luta. Porém, a potência de Cannonier parecia intimidar Strickland, que evitava se expor demasiadamente. Round equilibrado novamente, mas talvez a contundência de Cannonier façam a diferença na visão dos juízes.

Mesmo já sem a mesma velocidade e pressão nos golpes do início da luta, Cannonier veio para o último assalto disposto a buscar um nocaute. Com o combate mais aberto, os dois lutadores tiveram bons momentos na trocação, mas o ex-desafiante ao título mostrou mais potência nos golpes.

Tsarukyan domina e vence Ismagulov

No co-main event da noite, Arman Tsarukyan usou seu grappling para dominar os três rounds contra Damir Ismagulov e levar a melhor na decisão dos juízes, encerrando uma sequência de 19 triunfos do russo. Agora, o lutador de ascendência armênia – nono colocado no ranking peso-leve (70 kg) do Ultimate – soma seis vitórias e duas derrotas (para Islam Makhachev e Mateusz Gamrot) no octógono mais famoso do mundo.

Confira os resultados do UFC Vegas 66:

Jared Cannonier venceu Sean Strickland na decisão dividida dos juízes;
Arman Tsarukyan venceu Damir Ismagulov na decisão unânime dos juízes;
Amir Albazi venceu Alessandro Costa por nocaute;
Alex Caceres venceu Julian Erosa por nocaute técnico;
Drew Dober venceu Bobby Green por nocaute;
Michal Oleksiejczuk venceu Cody Brundage por nocaute técnico;
Cory McKenna venceu Cheyanne Vlismas na decisão unânime dos juízes;
Matthew Semelsberger venceu Jake Matthews na decisão unânime dos juízes;
Said Nurmagomedov venceu Saidyokub Kakhramonov por finalização;
Rafa Garcia venceu Hayisaer Maheshate na decisão unânime dos juízes;
Rinat Fakhretdinov venceu Bryan Battle na decisão unânime dos juízes;
Manel Kape venceu David Dvorak na decisão unânime dos juízes;
Sergey Morozov venceu Journey Newson na decisão unânime dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC