No UFC 290, evento que acontece neste sábado (8), em Las Vegas (EUA), Alexander Volkanovski, campeão do peso-pena (66 kg), coloca o cinturão linear em jogo contra Yair Rodríguez e, favorito para a luta, já estuda opções de adversário para a sequência. Além de mirar uma possível revanche com o algoz Islam Makhachev no peso-leve (70 kg), o australiano classificou Ilia Topuria como potencial oponente e, empolgado, também observa atentamente os passos de Aljamain Sterling, dono do título do peso-galo (61 kg).
Volkanovski abriu as portas para disputar uma nova e possível superluta entre campeões do UFC com ‘The Funk Master’. Se de um lado o australiano domina o peso-pena e possui quatro defesas de cinturão, do outro, Sterling é o soberano do peso-galo, com três defesas de título. Vale pontuar que, antes de enfrentar Henry Cejudo, em maio, o americano revelou ter o desejo de subir de categoria para desafiar o líder dela, mas explicou que, como teve trabalho para vencer o veterano, não forçou a realização do duelo.
Agora, para a hipotética superluta de campeões do UFC ser viável, Volkanovski e Sterling precisam passar por Rodríguez, neste sábado, e Sean O’Malley, em agosto, respectivamente. De todo modo, ao tomar conhecimento do interesse do americano em ter o cinturão da categoria que domina, ‘The Great’ não corre do potencial desafio e sim o abraça. E o posicionamento do australiano pode ser explicado, uma vez que, em seu compromisso anterior, foi o próprio que se aventurou na divisão de cima e testou Makhachev, líder dela, porém o resultado foi adverso.
“Se Sterling vencer O’Malley, acho que ele definitivamente paga suas dívidas. Quantas defesas de título seriam? Três ou quatro. Aí está. Eu penso que sim. Ele é um cara grande. Mas sim, ele tem uma luta dura pela frente. Essa é outra luta possível. Há muitas opções. Quero me manter ativo, então, legal”, declarou o campeão do UFC, no ‘media day’ do evento, realizado na última quarta-feira (5).
Currículo de Volkanovski no MMA
Alexander Volkanovski, de 34 anos, é campeão dominante do peso-pena do UFC e um dos melhores lutadores do MMA atual. O australiano conquistou o cinturão da categoria em 2019 e o defendeu em quatro oportunidades. Seus principais triunfos foram sobre Brian Ortega, Chad Mendes, Chan Sung Jung, José Aldo e Max Holloway (três vezes). No esporte desde 2012, ‘The Great’ possui um cartel composto por 25 vitórias e duas derrotas.