UFC

Campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall passa por cirurgia dupla nos olhos

Quase quatro meses depois de ser alvo de dedadas ilegais aplicadas por Ciryl Gane na luta principal do UFC 321, que terminou em ‘no contest’ (sem resultado), Tom Aspinall ainda sofre com complicações que afetam sua visão e, consequentemente, o impedem de voltar ao octógono para defender seu cinturão linear dos pesos-pesados. Por isso, a fim de buscar uma recuperação completa, o gigante inglês passou por uma cirurgia dupla nos olhos recentemente.

A possibilidade de apelar para o procedimento cirúrgico nos dois olhos já havia sido ventilada pelo próprio lutador do Reino Unido. A confirmação da operação foi divulgada pela ‘Optegra Eye Health Care’, clínica especializada em saúde oftalmológica na qual Aspinall vem fazendo seu tratamento, através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

“Depois da muito divulgada dedada no olho, o time de especialistas da Optegra está orgulho por ter apoiado o lutador de MMA e campeão peso-pesado do UFC Tom Aspinall. Nos últimos meses, nós temos trabalhado junto com ele na sua recuperação. Após sua cirurgia em ambos os olhos, nós continuamos a jornada para deixar a visão de Tom novamente apta para lutar”, disse o comunicado da Optegra.

Entenda o caso

Em sua primeira defesa do cinturão linear peso-pesado do UFC, em outubro do ano passado, o inglês sofreu com as dedadas nos olhos aplicadas pelo desafiante Ciryl Gane e, além de ter a luta ser encerrada prematuramente sem resultado (‘no contest’), passou a ver seu futuro no esporte sob risco.

Apesar de não ter sofrido nenhum dano significativo nas estruturas mais nobres dos olhos, como córnea, nervo, cristalino e retina, como os laudos divulgados pelo próprio lutador inglês indicam, Aspinall tem travado uma dura batalha para recuperar totalmente sua visão. Isso porque o trauma causou uma inflamação no tendão do músculo oblíquo superior, um dos responsáveis pela movimentação sincronizada dos olhos.

Com o movimento dos olhos comprometido, o campeão tem sofrido com visão dupla, dificuldades para enxergar perifericamente e, com o passar do tempo, pode ver com menos nitidez. Agora, com o procedimento cirúrgico feito nos dois olhos, a expectativa é que Tom Aspinall consiga se recuperar completamente e, quem sabe, possa voltar ao octógono do UFC ainda nesta temporada 2026.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Estreia marcada! Brasileiro Ryan Gandra enfrenta rival boliviano no UFC México

Ryan Gandra já tem data e adversário definidos para a estreia no UFC. O peso-médio…

11/02/2026

Charles do Bronx detalha nova versão em revanche contra Max Holloway

Charles Oliveira acredita estar diante de um novo capítulo em sua trajetória no UFC. Ex-campeão…

11/02/2026

Russo, armênio ou georgiano? Arman Tsarukyan esclarece dúvida sobre nacionalidade

Nascido na Geórgia, em uma família com origens na Armênia, e criado na Rússia, o…

11/02/2026

Ex-campeão do UFC relata virada de chave na carreira após encontro com Jon Jones

Um encontro marcante com Jon Jones foi determinante para a trajetória de Aljamain Sterling no…

11/02/2026

Jean Silva reforça desejo de treinar com Ilia Topuria, mas vê cenário complicado

O peso-pena (66 kg) Jean Silva revelou que tem interesse em treinar com Ilia Topuria,…

10/02/2026

Top 10 do meio-médio critica inatividade de rivais e sobra até para Carlos Prates

Atual 9º colocado no ranking meio-médio (77 kg) do UFC, Joaquin Buckley ainda procura um…

10/02/2026