Quase quatro meses depois de ser alvo de dedadas ilegais aplicadas por Ciryl Gane na luta principal do UFC 321, que terminou em ‘no contest’ (sem resultado), Tom Aspinall ainda sofre com complicações que afetam sua visão e, consequentemente, o impedem de voltar ao octógono para defender seu cinturão linear dos pesos-pesados. Por isso, a fim de buscar uma recuperação completa, o gigante inglês passou por uma cirurgia dupla nos olhos recentemente.
A possibilidade de apelar para o procedimento cirúrgico nos dois olhos já havia sido ventilada pelo próprio lutador do Reino Unido. A confirmação da operação foi divulgada pela ‘Optegra Eye Health Care’, clínica especializada em saúde oftalmológica na qual Aspinall vem fazendo seu tratamento, através das redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).
“Depois da muito divulgada dedada no olho, o time de especialistas da Optegra está orgulho por ter apoiado o lutador de MMA e campeão peso-pesado do UFC Tom Aspinall. Nos últimos meses, nós temos trabalhado junto com ele na sua recuperação. Após sua cirurgia em ambos os olhos, nós continuamos a jornada para deixar a visão de Tom novamente apta para lutar”, disse o comunicado da Optegra.
Entenda o caso
Em sua primeira defesa do cinturão linear peso-pesado do UFC, em outubro do ano passado, o inglês sofreu com as dedadas nos olhos aplicadas pelo desafiante Ciryl Gane e, além de ter a luta ser encerrada prematuramente sem resultado (‘no contest’), passou a ver seu futuro no esporte sob risco.
Apesar de não ter sofrido nenhum dano significativo nas estruturas mais nobres dos olhos, como córnea, nervo, cristalino e retina, como os laudos divulgados pelo próprio lutador inglês indicam, Aspinall tem travado uma dura batalha para recuperar totalmente sua visão. Isso porque o trauma causou uma inflamação no tendão do músculo oblíquo superior, um dos responsáveis pela movimentação sincronizada dos olhos.
Com o movimento dos olhos comprometido, o campeão tem sofrido com visão dupla, dificuldades para enxergar perifericamente e, com o passar do tempo, pode ver com menos nitidez. Agora, com o procedimento cirúrgico feito nos dois olhos, a expectativa é que Tom Aspinall consiga se recuperar completamente e, quem sabe, possa voltar ao octógono do UFC ainda nesta temporada 2026.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok