UFC

Campeão, Merab Dvalishvili revela que precisou conciliar carreira no UFC com trabalho ‘comum’

Hoje campeão peso-galo (61 kg) do UFC, Merab Dvalishvili finalmente conseguiu a valorização – esportiva e financeira – que sempre sonhou. Mas, não muito tempo atrás, a realidade do lutador georgiano radicado nos Estados Unidos era bastante diferente.

Em recente entrevista ao podcast ‘Fight Back’, do ex-lutador Jake Shields, Merab revelou que passou por dificuldades financeiras no início de sua trajetória no Ultimate. Por isso, até 2020, Dvalishvili conciliava a carreira de lutador com um trabalho ‘comum’ na construção civil.

“Eu perdi minha primeira luta no UFC, e nós sabemos como o UFC paga, não é tão bem no começo. 10 mil (dólares) e você ainda tem que pagar seu empresário e algumas despesas. Eu comprei um carro. Estava dirigindo um carro muito velho e, depois, sem dinheiro. Na minha segunda luta, eu ganhei o bônus, mas eu parei de trabalhar. Mas quando minha luta seguinte chegou, eu estava quebrado novamente porque eu gastei todo esse dinheiro. E eu fiquei tipo: ‘E agora?’. Quando eu venci a (luta) seguinte, eu guardei o dinheiro e continuei trabalhando. Porque eu não queria isso (ficar quebrado) de novo. Agora que eu tenho um treino bom em (Las) Vegas, eu tenho muitos parceiros de treino, posso ir no jiu-jitsu, posso fazer sparring, treinos de MMA. Eu prefiro fazer isso”, contou Merab.

Críticas frequentes

A política salarial do UFC, por sinal, é um dos temas de maior discussão no meio do MMA há algum tempo. Com lucros anuais bilionários, a companhia presidida por Dana White é frequentemente criticada por recompensar seus lutadores, especialmente os novatos, de forma questionável.

Um dos maiores críticos da situação é Jake Paul. O youtuber que virou boxeador, inclusive, propôs uma espécie de trégua à principal organização de MMA do planeta. Em contrapartida, o astro da internet impôs uma condição: que o piso salarial inicial dos atletas do UFC passe de pouco mais de 10 mil dólares (R$ 55 mil) para 50 mil dólares (R$ 277 mil).

Matérias Recentes

Diego Lopes abre as portas para trilogia contra Alexander Volkanovski no UFC

No próximo dia 31 de janeiro, Diego Lopes vai enfrentar Alexander Volkanovski na luta principal…

16/01/2026

Spoiler? Alex Poatan publica novo treino com gigante dos pesos-pesados

Alex 'Poatan' voltou a movimentar as redes sociais e o noticiário do MMA nesta quinta-feira…

16/01/2026

Dana White reage com indiferença ao romance relâmpago de Alex Poatan e Tracy Cortez

O namoro relâmpago entre Alex Poatan e Tracy Cortez, que durou pouco mais de uma…

16/01/2026

Empresário alega que presença de Kayla Harrison no UFC 324 “colocaria sua vida em risco”

Na última quarta-feira (14), surgiu como uma bomba a notícia de que a superluta entre…

16/01/2026

Irmão de Kamaru Usman recebe 30 meses de suspensão por doping antes do UFC Rio

Em meados de outubro de 2025, Mohammed Usman foi retirado do UFC Rio às vésperas…

16/01/2026

Ultimate confirma Bruno Bulldog vs Lone’er Kavanagh no UFC Vegas 114

O UFC oficializou um confronto direto entre atletas ranqueados da divisão dos moscas (57 kg)…

16/01/2026