A apenas um dia de sua realização, o card do UFC 291 sofreu um grande desfalque de última hora. O combate entre Michel Pereira e Stephen Thompson, que reforçaria o card principal, em disputa válida entre os meio-médios (77 kg), foi cancelado e retirado do evento. O anúncio foi realizado pela entidade após a pesagem oficial do card, em Utah (EUA), que contou com a presença da reportagem da Ag Fight.
Durante a cerimônia, ‘Wonderboy’ cumpriu seu papel ao atingir a marca de 77,3 kg. No entanto, seu rival, o ‘Paraense Voador’ falhou na missão ao exceder o limite da categoria em 1,3 kg – com a marca total de 78,9 kg. Michel não teve direito a tradicional hora extra de corte de peso, por conta da regulamentação da Comissão Atlética de Utah.
Desta forma, o combate seria mantido ou retirado do card de acordo com as negociações entre as partes envolvidas no imbróglio – equipe de ambos atletas e UFC. No entanto, as conversas não avançaram, um acordo não foi feito e, consequentemente, o duelo foi cancelado de última hora.
Chance de ouro desperdiçada
Embalado por cinco vitórias consecutivas, Michel perdeu uma oportunidade de ouro ao exceder o limite da categoria e ver sua luta com Wonderboy ser cancelada. A disputa, que seria a maior da carreira do brasileiro até então, poderia alçar o ‘Paraense Voador’, atual número 15 do ranking, para a sétima colocação – posto que ocupa hoje o carateca ex-desafiante ao título.