Durante a semana da luta do UFC Vegas 96, Caio Borralho, pela primeira vez no posto de protagonista dentro do Ultimate, revelou que seu mantra para a ocasião era demonstrar que “o novo campeão chegou”. E no combate mais importante de sua carreira, o brasileiro justificou o lema ao derrotar Jared Cannonier em uma verdadeira batalha na luta principal do show. De olho no topo da categoria, o representante da ‘Fighting Nerds’ aproveitou os holofotes para fazer um desafio para Dricus du Plessis, atual detentor do cinturão dos pesos-médios (84 kg).
Atual número 12 do ranking da categoria, ‘The Natural’, como é conhecido, deve pegar o elevador e chegar no top 5 da divisão na próxima atualização, já que Jared é o quinto colocado da listagem. Caso tal movimentação se concretize, Borralho pode deixar Paulo Borrachinha para trás e tende a se tornar a ‘nova cara’ do Brasil nos pesos-médios do UFC.
“Sempre dei grandes performances aqui no Apex e no UFC. Nunca peguei o caminho fácil, meus adversário sempre foram muito duros. Todas as dificuldades me fizeram o atleta que sou hoje. Nível de top 5! Até mesmo com uns arranhões, eu sou o novo rosto dessa categoria. Somos os Fighting Nerds, estamos vindo para dominar! A gente estuda muito esse jogo, fazemos um ótimo trabalho. Na terça, quero ver meu nome no top 5. Vocês sabem quem eu quero (em seguida), Dricus du Plessis, saia da África do Sul e venha aqui, eu vou te pegar!”, declarou Caio, ainda no octógono.
A luta
Após alguns segundos de estudo, Caio foi o primeiro a tomar a iniciativa, com um bom jab de direita. Em um movimento involuntário, o brasileiro acabou acertando o olho de Cannonier, fazendo o árbitro interromper o duelo de forma momentânea. Depois do recomeço, Borralho acertou um chute baixo contundente, minando a base do americano. Em resposta, Jared conectou uma boa sequência de socos.
Na volta para o segundo round, Cannonier voltou mais agressivo, tentando aplicar uma ‘blitz’ no brasileiro. Conectando bons socos e balançando Borralho, Jared cresceu no confronto. Com uma boa movimentação, Caio conseguiu diminuir o ímpeto do oponente e esfriar o combate a seu favor.
Ambos atletas voltaram acelerando o ritmo no terceiro assalto. Nas interações na curta distância, Cannonier levou a melhor com socos mais contundentes conectados. Com chutes e joelhadas, Borralho equilibrou as ações na parcial. Sentindo o bom momento, Caio balançou o adversário com uma sequência de jab e direto. Grogue, o americano foi encurralado, mas foi salvo pelo gongo.
Borralho iniciou o quarto assalto sendo o agressor, caminhando para frente. Mesmo acusado, Cannonier oferecia perigo com golpes singulares potentes. Sem deixar o ritmo cair, ambos lutadores trocaram cruzados no centro do octógono. Em uma dessas interações, Jared conseguiu machucar o olho direito do brasileiro, que viu um sangramento começar na região.
No início do quinto e último assalto, Caio fintou uma entrada de queda, mas não efetuou o movimento. Equilibrado, o brasileiro afiou a esquiva e passou a ditar o ritmo na trocação. Com um jab certeiro, Borralho arrancou o protetor bucal de Cannonier. Em seguida, com um direto de esquerda limpo no rosto, o maranhense conseguiu derrubar Jared e, por cima, aplicou uma saraivada de golpes no ground and pound. Caio tentou ajustar um katagatame, mas o americano conseguiu sobreviver.
Confira abaixo todos os resultados do UFC Vegas 96:
Caio Borralho venceu Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes.
Tabatha Ricci venceu Angela Hill por decisão unânime dos juízes
Ryan Loder venceu Robert Valentin por nocaute técnico no segundo round
Mairon Santos venceu Kaan Ofli por nocaute no segundo round
Michael Morales venceu Neil Magny por nocaute técnico no primeiro round
Gerald Meerschaert venceu Edmen Shahbazyan por finalização no segundo round
Francis Marshall venceu Dennis Buzukja por decisão dividida dos juízes
Zachary Reese venceu José Medina por decisão unânime dos juízes
Viacheslav Borshchev venceu James Llontop por decisão dividida dos juízes
Jacqueline Cavalcanti venceu Josiane Nunes na decisão dividida dos juízes
Wang Cong venceu Victoria Leonardo por nocaute no primeiro round