UFC

Caçador de faixas-pretas? Makhachev questiona jiu-jitsu de rivais após finalizar Moicano

No último sábado (18), na Califórnia (EUA), Islam Makhachev defendeu o cinturão do peso-leve (70 kg) do Ultimate pela quarta vez e, de quebra, ampliou uma estatística imponente. Na luta principal do UFC 311, o russo venceu Renato ‘Moicano’ no primeiro round e, assim, emplacou a quinta finalização em cima de um faixa-preta de jiu-jitsu. Ciente do seu feito, o campeão alfinetou atletas que dizem ser especialistas na arte suave.

Vale destacar que, ao longo dos anos, Makhachev finalizou Charles ‘Do Bronx’, Dustin Poirier, ‘Moicano’, Thiago Moisés e Kajan Johnson sem qualquer dificuldade. Sendo assim, o campeão dos leves do UFC, em entrevista à ‘ESPN’ americana logo após a luta, mesmo rindo, questionou o nível de jiu-jitsu dos lutadores de elite que encarou e que ainda pode enfrentar.

Inclusive, Islam, por ser dominante no grappling, faz essa crítica constantemente. No passado, o russo, em entrevista para o seu amigo Daniel Cormier, estranhou o fato de Poirier ser um faixa-preta de jiu-jitsu e perguntou quem lhe elevou a tal nível. Não satisfeito, o campeão do UFC ressaltou que especialistas na arte suave, ao serem finalizados, fazem a modalidade ter uma imagem real.

“No primeiro round, todos são perigosos. Ele veio bem afiado nos primeiros minutos e pensei, ‘Ei, vamos ver o que ele tem no chão’. Foi isso. Eu verifico quem tem faixa-preta de verdade e quem não tem faixa-preta de verdade. Sou o melhor. Eu disse para vocês, pessoal, ‘O sambo funciona muito bem contra o jiu-jitsu’. Desculpe pessoal, mas é verdade”, declarou o campeão.

Registro de Makhachev no MMA

Islam Makhachev, de 33 anos, se consolidou como um dos melhores lutadores de MMA da atualidade. O russo é campeão do peso-leve do UFC, lidera o ranking peso-por-peso da empresa e possui 15 vitórias seguidas. Em sua trajetória na companhia, o atleta foi apontado como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Alexander Volkanovski (duas vezes), Arman Tsarukyan, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Dustin Poirier, e Renato ‘Moicano’.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025