UFC

Caçador de faixas-pretas? Makhachev questiona jiu-jitsu de rivais após finalizar Moicano

No último sábado (18), na Califórnia (EUA), Islam Makhachev defendeu o cinturão do peso-leve (70 kg) do Ultimate pela quarta vez e, de quebra, ampliou uma estatística imponente. Na luta principal do UFC 311, o russo venceu Renato ‘Moicano’ no primeiro round e, assim, emplacou a quinta finalização em cima de um faixa-preta de jiu-jitsu. Ciente do seu feito, o campeão alfinetou atletas que dizem ser especialistas na arte suave.

Vale destacar que, ao longo dos anos, Makhachev finalizou Charles ‘Do Bronx’, Dustin Poirier, ‘Moicano’, Thiago Moisés e Kajan Johnson sem qualquer dificuldade. Sendo assim, o campeão dos leves do UFC, em entrevista à ‘ESPN’ americana logo após a luta, mesmo rindo, questionou o nível de jiu-jitsu dos lutadores de elite que encarou e que ainda pode enfrentar.

Inclusive, Islam, por ser dominante no grappling, faz essa crítica constantemente. No passado, o russo, em entrevista para o seu amigo Daniel Cormier, estranhou o fato de Poirier ser um faixa-preta de jiu-jitsu e perguntou quem lhe elevou a tal nível. Não satisfeito, o campeão do UFC ressaltou que especialistas na arte suave, ao serem finalizados, fazem a modalidade ter uma imagem real.

“No primeiro round, todos são perigosos. Ele veio bem afiado nos primeiros minutos e pensei, ‘Ei, vamos ver o que ele tem no chão’. Foi isso. Eu verifico quem tem faixa-preta de verdade e quem não tem faixa-preta de verdade. Sou o melhor. Eu disse para vocês, pessoal, ‘O sambo funciona muito bem contra o jiu-jitsu’. Desculpe pessoal, mas é verdade”, declarou o campeão.

Registro de Makhachev no MMA

Islam Makhachev, de 33 anos, se consolidou como um dos melhores lutadores de MMA da atualidade. O russo é campeão do peso-leve do UFC, lidera o ranking peso-por-peso da empresa e possui 15 vitórias seguidas. Em sua trajetória na companhia, o atleta foi apontado como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Alexander Volkanovski (duas vezes), Arman Tsarukyan, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Dustin Poirier, e Renato ‘Moicano’.

Matérias Recentes

Kayla Harrison exibe cicatriz no pescoço após cirurgia que a tirou do UFC 324; veja

Há pouco mais de duas semanas, a comunidade do MMA recebeu a notícia bombástica da…

30/01/2026

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026