Siga-nos
Brian Ortega passa pela balança no UFC 303
Na pesagem oficial do card, o americano surgiu bastante abatido - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Brian Ortega quebra o silêncio e justifica saída do UFC 303: “Meu corpo cedeu”

Escalado para o ‘co-main event’ do UFC 303, no último sábado (29), Brian Ortega acabou deixando o evento de última hora – faltando apenas algumas horas para sua luta originalmente programada contra Diego Lopes. Depois de alguns dias recluso, o americano, enfim, quebrou o silêncio e explicou o que ocorreu nos bastidores para justificar sua saída do card da ‘Semana Internacional da Luta’. Com um relato extenso em suas redes sociais, com direito a pedido de desculpas ao oponente, ‘T-City’ destacou que travou uma batalha contra o próprio corpo (veja abaixo ou clique aqui).

Antes mesmo da pesagem oficial, o ex-desafiante ao cinturão peso-pena (66 kg) percebeu que não conseguiria atingir o limite da categoria, já que havia aceitado o duelo com apenas duas semanas de antecedência e estava com 80 kg quando assinou o contrato. Após conversar com Diego e sua equipe, Ortega conseguiu um acordo para o embate ser realizado na divisão dos pesos-leves (70 kg). Entretanto, mesmo após comer e se reidratar, Brian não teve nenhum sinal de melhora, muito pelo contrário.

“Me senti estranho, não estava bem. Estava com 80,7 kg quando aceitei essa luta com 15 dias de antecedência. Na noite de quinta, depois de sete horas seguidas, não consegui passar de 68,4 kg. Mais tarde, fui descobrir que estava batalhando contra uma febre e não poderia cortar os últimos 2,2 kg porque meu corpo começou a desligar. Ao invés de arriscar grandes consequências para minha saúde e possivelmente cancelar a luta, felizmente conseguimos mudar (a luta) para 70,3 kg. Na pesagem, ainda me senti esquisito, mas tinha certeza que isso iria passar depois que eu me reidratasse e comesse. Não conseguia manter nenhuma comida ou água no estômago e nem conseguia levantar para usar o banheiro. Batalhei contra o próprio ego e tomei a decisão de cancelar a luta”, destacou Brian, em parte do relato divulgado.

Duelo com Diego será remarcado?

Após confirmar sua saída, Ortega viu o UFC agir rápido e escalar Dan Ige, em uma negociação histórica de última hora. Dentro do cage, o brasileiro conseguiu vencer o americano em uma luta parelha, na decisão dos juízes. Se sentindo em dívida com o brasileiro, Brian indicou que corrigiria o erro. O posicionamento de ‘T-City’ abriu margem para a interpretação de que o combate talvez fosse remarcado. Seu oponente, inclusive, já sinalizou positivamente para a possibilidade e sugeriu que ambos se encarem na ‘Esfera’, em setembro.

Confira abaixo o relato na íntegra:

“Estou me sentindo muito melhor agora, obrigado a todos pelo carinho. Chegou a semana da luta e me senti estranho, não estava bem. Achei que fosse apenas os efeitos do corte de peso. Estava com 80,7 kg quando aceitei essa luta com 15 dias de antecedência. Na noite de quinta, depois de sete horas seguidas, não consegui passar de 68,4 kg. Mais tarde, fui descobrir que estava batalhando contra uma febre e não poderia cortar os últimos 2,2 kg porque meu corpo começou a desligar. Ao invés de arriscar grandes consequências para minha saúde e possivelmente cancelar a luta, felizmente conseguimos mudar (a luta) para 70,3 kg. Na pesagem, ainda me senti esquisito, mas tinha certeza que isso iria passar depois que eu me reidratasse e comesse. Mais tarde naquela noite, ainda estava suando frio e não conseguia dormir. Finalmente, peguei no sono às 6h da manhã de sábado e acordei 13h esperando estar melhor. Não conseguia manter nenhuma comida ou água no estômago e nem conseguia levantar para usar o banheiro. Batalhei contra meu próprio ego, fiz uma ligação com Tiki e o Hunter e tomei a decisão de cancelar a luta. Eu ousei fazer algo maluco pelo amor ao esporte, mas adoeci e meu corpo cedeu. Quero dar aos fãs e oponentes minha melhores performances sempre que piso no cage. Diego Lopes, só posso imaginar o que aconteceu com você. Você não tem nada além do meu respeito, vou conversar com o Hunter e o Tiki e consertar isso para você. Ao UFC, Dana, Hunter e aos fãs, obrigado por me apoiarem”, explicou Brian.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC