Depois de duas derrotas seguidas, Paulo Costa, enfim, pode comemorar no MMA. No UFC 278, evento realizado neste sábado (20), em Utah (EUA), ‘Borrachinha’ enfrentou Luke Rockhold e sofreu com a coragem do ex-campeão do peso-médio (84 kg), mas não se abalou e justificou a fama de ser um dos atletas mais ameaçadores da divisão. Como acertou os melhores golpes na luta, o brasileiro saiu do octógono com um importante triunfo por decisão unânime dos juízes e agora ganhou tranquilidade em busca de alcançar o topo da categoria.
Paulo Costa, de 31 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. O atleta, dono de um estilo de luta empolgante, ficou conhecido no esporte por conta do poder de seus golpes e de seu porte físico enorme para atuar no peso-médio. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou no Ultimate em 2017. Pela companhia, o mineiro realizou oito combates, venceu seis deles, disputou o título da categoria e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Luke Rockhold, Uriah Hall e Yoel Romero.
A luta
Como era de se esperar, ‘Borrachinha’ foi agressivo e castigou Rockhold. Mais jovem e com ritmo de luta, o brasileiro não tomou conhecimento do adversário, que ficou três anos longe do MMA, e aplicou uma blitz violenta. A confiança de Paulo era tanta, que ele até debochou do mesmo. Como resposta, o ex-campeão do UFC acertou uma sequência de três chutes na linha de cintura do rival. Nos segundos finais, o americano também atingiu Paulo com um cruzado.
No segundo round, Rockhold aplicou um bom golpe, que machucou o brasileiro. Recuperado, Borrachinha acertou um cruzado potente no americano. Com o oponente cansado, Paulo esperava o momento certo para atacar. Na base dos chutes, o veterano seguia levando perigo no octógono. Focado, Borrachinha acertou poderosos golpes na linha de cintura e na cabeça do rival. Além disso, o mineiro ainda acertou um chute baixo que desestabilizou Rockhold.
Na terceira parcial, Borrachinha foi com tudo para o ataque e acertou três bons golpes no oponente. Rockhold resistiu e derrubou o inimigo, mas não conseguiu mantê-lo no chão. Mesmo em desvantagem e cansado, o americano seguia perigoso e acertou um direto que quase nocauteou Paulo. Borrachinha respondeu com potência. Ao defender da tentativa de queda do veterano, Paulo administrou o confronto. Em posição de vantagem, o brasileiro pegou as costas do rival e buscou a finalização. O ex-campeão do UFC não se entregou, mas não conseguiu virar o combate.
Resultados do UFC 278:
Paulo ‘Borrachinha’ venceu Luke Rockhold por decisão unânime;
Merab Dvalishvili venceu José Aldo por decisão unânime;
Lucie Pudilova nocauteou Wu Yanan no 2º round;
Tyson Pedro nocauteou Harry Hunsucker no 1º round;
Marcin Tybura venceu Alexander Romanov por decisão majoritária;
Jared Gordon venceu Leonardo Santos por decisão unânime;
Sean Woodson e Luis Saldaña empataram;
Ange Loosa venceu AJ Fletcher por decisão unânime;
Amir Albazi finalizou Francisco Figueiredo no 1º round;
Aori Qileng venceu Jay Perrin por decisão unânime;
Victor Altamirano nocauteou Daniel ‘Miojo’ no 1º round.