Paulo Costa não lutou no UFC em 2023, mas terminou a temporada sendo o líder de uma estatística importante. O brasileiro foi o lutador da organização mais testado pela USADA (agência americana antidoping) em 2023. ‘Borrachinha’ realizou 36 testes antidoping ao longo da temporada. A informação consta no próprio site da entidade.
Inclusive, o profissional relatava e reclamava das constantes visitas que os agentes do órgão lhe faziam em momentos e horários inoportunos. Além de ‘Borrachinha’, as brasileiras Ariane Carnelossi e Jéssica Andrada também constam na lista da USADA de atletas do UFC mais vezes testados em 2023. ‘Sorriso’ realizou 23 testes antidoping, enquanto ‘Bate-Estaca’ fez dois a menos. Vale pontuar que a parceria entre a entidade e o Ultimate não foi renovada para 2024.
Registro de ‘Borrachinha’ no MMA
Paulo Costa, de 32 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou na organização em 2017. Nela, o mineiro, realizou oito combates, venceu seis e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Luke Rockhold, Uriah Hall e Yoel Romero.
Confira os dez lutadores mais testados pela USADA em 2023:
Paulo ‘Borrachinha’ – 36 vezes
Charles Johnson – 33
Jon Jones – 26
Shara Magomedov – 25
Ariane ‘Sorriso’ – 23
Magomed Ankalaev – 22
Jéssica Andrade e Marlon Vera – 21
Clay Guida e Kamaru Usman – 20