Borrachinha lidera lista de atletas do UFC mais testados pela USADA em 2023

Paulo Borrachinha de braços abertos antes da luta contra Luke Rockhold

Paulo Costa não lutou no UFC em 2023, mas terminou a temporada sendo o líder de uma estatística importante. O brasileiro foi o lutador da organização mais testado pela USADA (agência americana antidoping) em 2023. ‘Borrachinha’ realizou 36 testes antidoping ao longo da temporada. A informação consta no próprio site da entidade.

Inclusive, o profissional relatava e reclamava das constantes visitas que os agentes do órgão lhe faziam em momentos e horários inoportunos. Além de ‘Borrachinha’, as brasileiras Ariane Carnelossi e Jéssica Andrada também constam na lista da USADA de atletas do UFC mais vezes testados em 2023. ‘Sorriso’ realizou 23 testes antidoping, enquanto ‘Bate-Estaca’ fez dois a menos. Vale pontuar que a parceria entre a entidade e o Ultimate não foi renovada para 2024.

Registro de ‘Borrachinha’ no MMA

Paulo Costa, de 32 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no UFC. ‘Borrachinha’ iniciou sua trajetória no MMA em 2012 e estreou na organização em 2017. Nela, o mineiro, realizou oito combates, venceu seis e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Johny Hendricks, Luke Rockhold, Uriah Hall e Yoel Romero.

Confira os dez lutadores mais testados pela USADA em 2023:

Paulo ‘Borrachinha’ – 36 vezes

Charles Johnson – 33

Jon Jones – 26

Shara Magomedov – 25

Ariane ‘Sorriso’ – 23

Magomed Ankalaev – 22

Jéssica Andrade e Marlon Vera – 21

Clay Guida e Kamaru Usman – 20