Siga-nos
UFC/ Divulgação

UFC

Błachowicz vence por pontos e acaba com invencibilidade de Adesanya no MMA

A luta principal do UFC 259, evento realizado neste sábado (6), colocou frente a frente Jan Błachowicz e Israel Adesanya, respectivamente campeões dos meio-pesados (93 kg) e dos pesos-médios (84 kg) da organização. E ao contrário do que era previsto nas bolsas de apostas de Las Vegas (EUA), o polonês manteve seu posto e acabou com a invencibilidade do desafiante no MMA.

Após um início promissor, Adesanya foi derrubado nos assaltos finais e pouco fez quando esteve por baixo, sendo superado na decisão unânime dos jurados. Por sua vez, o polonês defendeu com êxito seu título pela primeira vez e, aproveitando o hype do evento, maximizou seu feito.

Aos 38 anos, o Błachowicz agora soma 28 triunfos em seu cartel profissional no MMA, recorde que ainda conta com oito derrotas – sendo a últimas delas por nocaute para o brasileiro Thiago ‘Marreta’.

A luta

Ao contrário do esperado, o polonês demonstrou cautela desde o início dos primeiros cinco minutos. Calmo, Błachowicz dominou o centro do octógono e caminhou para frente, mas pouco fez. Enquanto Adesanya trabalha com chutes baixos para impedir o avanço do rival, o campeão dos meio-pesados buscou ataques sólidos, mas com pouca efetividade. Vantagem para o nigeriano por sua melhor movimentação e volume de ataques. Błachowicz 9 x 10 Adesanya.

No segundo round, a intensidade da disputa aumentou, Enquanto Adesanya apostou na velocidade de seus jabs e chutes, seu rival encurtou a distância mais vezes e trabalhou com ataques no corpo do desafiante. No entanto, Błachowicz diminuiu o ritmo nos minutos finais e deixar a etapa equilibrada. Błachowicz 18 x 20 Adesanya.

A terceira etapa começou movimentada. Disposto a pressionar o desafiante, o campeão polonês caminhou para frente e investiu em fortes cruzados e em tentativas de queda. Em uma delas, chegou a cair por cima e a quase pegar as costas de Adesanya. Depois disso, Adesanya voltou a sobrar em volume de ataques e equilibrar as ações – mas sem tempo hábil para reverter o placar. Błachowicz 28 x 29 Adesanya.

O quarto assalto foi interessante. Com um belo double leg, Błachowicz derrubou e manteve o nigeriano por baixo por mais de três minutos – situação inédita em sua carreira no UFC. Apesar de não conectar muitos golpes, o polonês impôs a diferença de peso a seu favor e triunfou na etapa com facilidade. Błachowicz 38 x 38 Adesanya.

Na última etapa, após dominar o começo, o campeão parecia muito cansado. A partir daí, o nigeriano passou a ganhar confiança e conectar mais ataques, até que um vacilo no jogo de pernas abriu espaço para uma nova queda. Por cima, Błachowicz chegou a meia guarda e atacou o suficiente até o fim do confronto para ‘roubar’ o assalto e garantir o título.Błachowicz 48 x 47 Adesanya.

Acompanhe os resultados do UFC 259:

Jan Błachowicz venceu Israel Adesanya por decisão unânime;
Amanda Nunes finalizou Megan Anderson no 1º round.
Aljamain Sterling venceu Petr Yan por desclassificação;
Islam Makhachev finalizou Drew Dober no 3º round;
Aleksandar Rakić venceu Thiago ‘Marreta’ por decisão unânime;
Dominick Cruz vs.venceu Casey Kenney por decisão dividida;
Kyler Phillips venceu Song Yadong por decisão unânime;
Askar Askarov venceu Joseph Benavidez por decisão unânime;
Kai Kara-France nocauteou Rogério Bontorin no 1º round;
Tim Elliott venceu Jordan Espinosa por decisão unânime;
Kennedy Nzechukwu nocauteou Carlos Ulberg no 2º round;
Sean Brady finalizou Jake Matthews no 3º round;
Amanda Lemos nocauteou ‘Livinha’ Souza no 1º round;
Uros Medic nocauteou Aalon Cruz no 1º round;
Trevin Jones nocauteou Mario Bautista no 2º round.

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em UFC