Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Blachowicz e Ankalaev empatam no UFC 282 e divisão dos meio-pesados segue sem campeão

O UFC 282, realizado na ‘T-Mobile Arena’, em Las Vegas (EUA), teve um desfecho para lá de surpreendente. A luta principal do evento entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev, que coroaria o novo dono do cinturão vago dos meio-pesados (93 kg), terminou empatada na decisão dos juízes. Sendo assim, a divisão segue com o título vago e sem um campeão por direito definido.

Um dos juízes assinalou empate, enquanto os outros dois viram vitória de Jan e Magomed, respectivamente. Deste modo, o empate dividido foi declarado e a categoria dos meio-pesados segue sem campeão. Em atitude nobre, Blachowicz admitiu, ainda no octógono pós-luta, que sentiu que foi derrotado, enquanto seu rival russo mostrou sua insatisfação com o desfecho e a não conquista do cinturão.

A luta

No primeiro round, como não poderia deixar de ser, os dois lutadores se respeitaram bastante, mas também soltaram golpes duros. Nas poucas interações, Ankalaev levou leve vantagem. Já no segundo assalto, o ex-campeão achou uma brecha que lhe daria extrema vantagem no confronto.

Após conectar um bom direto no rival, Blachowicz aplicou dois chutes baixos que imediatamente minaram a base de Ankalaev. Com a perna direita machucada, o russo recuou e viu o adversário levar a melhor na parcial.

Com o caminho das pedras traçado, Jan iniciou o terceiro round chutando justamente a região lesionada de Magomed, que demonstrava dor a cada golpe recebido. Para seguir vivo no duelo, o russo, originalmente canhoto, trocou de base para esconder a perna direita dos potentes chutes do rival.

A estratégia surtiu efeito e, em condições de igualdade, Ankalaev mudou de estratégia a partir do quarto assalto e passou a buscar o grappling. Na insistência, o russo conseguiu uma bela queda para cair por cima de Blachowicz no centro do octógono. Por baixo, o polonês sofreu com o ground and pound agressivo do rival até o soar do gongo.

Com o combate possivelmente empatado, o quinto e último round ganhou contorno de dramaticidade. Mas, logo nos segundos iniciais, Ankalaev mostrou que seria pragmático e buscou a queda novamente. Sem brechas no chão, o russo passou praticamente os cinco minutos por cima tentando avançar posição e soltando golpes em Jan.

Com o empate declarado, a situação da divisão até 93 kg do Ultimate fica incerta. Afinal de contas, a expectativa era de que o vencedor enfrentasse o ex-campeão Glover Teixeira. Agora, o brasileiro vê seu direito ao ‘tile shot’ correr perigo com o risco de uma revanche imediata entre Ankalaev e Blachowicz.

Confira os resultados do UFC 282:

Jan Blachowicz e Magomed Ankalev empataram por decisão dividida dos juízes
Paddy Pimblett venceu Jared Gordon por decisão unânime
Santiago Ponzinibbio venceu Alex Morono por nocaute técnico no terceiro round
Dricus du Plessis venceu Darren Till por finalização no terceiro round
Ilia Topuria venceu Bryce Mitchell por finalização no segundo round
Raul Rosas Jr. venceu Jay Perrin por finalização no primeiro round
Jairzinho Rozenstruik venceu Chris Daukaus por nocaute no primeiro round
Edmen Shahbazyan venceu Dalcha Lungiambula por nocaute técnico no segundo round
Chris Curtis venceu Joaquin Buckley por nocaute no segundo round
Billy Quarantillo venceu Alexander Hernandez por nocaute técnico no segundo round
TJ Brown venceu Erik Silva por finalização no terceiro round
Cameron Saaiman venceu Steven Koslow por nocaute técnico no terceiro round

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC