Depois de um período conturbado no UFC, José Aldo se encontrou no peso-galo (61 kg). O brasileiro, que venceu Rob Font, em dezembro, em Las Vegas (EUA), levou a melhor em três lutas seguidas, assumiu a terceira posição no ranking da categoria e se aproximou de mais uma disputa pelo título da divisão. Anteriormente, ‘Big’ John McCarthy enalteceu o ‘Rei do Rio’ e destacou que este pode destronar Aljamain Sterling e, agora, foi a vez de Michael Bisping fazer o mesmo, ao projetar uma revanche do veterano com Petr Yan.
Aldo e Yan se enfrentaram em 2020, em duelo que valeu o título vago do peso-galo do UFC, e, na ocasião, o russo impressionou ao nocautear o antigo rei do peso-pena (66 kg) no quinto round. Inclusive, essa foi a última derrota do brasileiro, que superou, em sequência, Marlon Vera, Pedro Munhoz e Rob Font. Sendo assim, Bisping, em seu podcast ‘Believe You Me’, fez questão de ressaltar que toda luta possui uma história, ou seja, o vencedor de um embate, não necessariamente, vai ganhar um novo encontro contra o mesmo oponente.
Para ilustrar seu posicionamento, o ex-campeão do peso-médio (84 kg) do UFC e atual comentarista citou como exemplo sua rivalidade com Luke Rockhold. Em 2014, parte dos fãs menosprezou ‘The Count’ por ter perdido facilmente a primeira luta contra o americano e assumido a revanche em cima da hora, mas, no final, o veterano chocou o mundo ao nocautear de forma rápida. De acordo com o britânico, por mais que Yan seja um atleta temido no peso-galo, Aldo tem experiência e qualidade para se vingar do carrasco.
“Aldo lutou contra Yan pelo cinturão, ano passado, na Ilha da Luta, e não saiu do jeito dele. Ele foi nocauteado no quarto round em uma atuação relativamente unilateral, mas, ainda assim, foi uma noite ruim no escritório. Cada luta é diferente. Lembre-se, eu lutei com Rockhold e na primeira vez perdi. Na segunda, venci por nocaute no primeiro round. Então, não há razão para que Aldo não possa vencer em uma revanche”, declarou o ex-campeão do UFC.
José Aldo, de 35 anos, é um veterano do MMA, considerado por parte da imprensa e dos fãs como um dos principais lutadores da historia do esporte. O brasileiro estreou pelo UFC em 2011, disputou 19 lutas, venceu 13 e perdeu seis vezes. Atualmente, o atleta se encontra em terceiro lugar no ranking do peso-galo. Seus triunfos de maior destaque na modalidade foram diante de Chad Mendes (duas vezes), Cub Swanson, Frankie Edgar (duas vezes), Jeremy Stephens, Kenny Florian, Marlon Vera, Mike Brown, Pedro Munhoz, Renato ‘Moicano’, Ricardo Lamas, Rob Font, Urijah Faber e ‘Zumbi Coreano’.