Siga-nos
O wrestler de origem palestina anulou a trocação do rival e venceu na decisão unânime - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Belal Muhammad quebra a banca, conquista cinturão e estraga festa inglesa no UFC 304

Com as vitórias de Paddy Pimblett e Tom Aspinall no card principal, além do ótimo desempenho dos atletas ingleses na porção preliminar do UFC 304, os torcedores que compareceram à arena montada em Manchester (ING) estavam muito felizes. No entanto, Belal Muhammad tratou de estragar a festa dos fãs locais ao quebrar a banca na luta principal. Franco azarão diante de Leon Edwards, o wrestler usou a luta agarrada para anular ‘Rocky’ e vencer na decisão unânime dos juízes, se tornando, assim, o mais novo campeão meio-médio (77 kg) do Ultimate.

Durante todo o confronto, o americano de origem palestina mostrou que o período de treinos ao lado de Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev para a luta surtiu efeito. Afinal de contas, Belal, ao melhor estilo carrapato, ‘grudou’ em Leon Edwards durante boa parte dos 25 minutos de combate. Imponente fisicamente, Muhammad frustrou o rival inglês na maior vitória de sua carreira.

A luta

Belal começou a luta marchando para frente e mergulhando nas pernas de Leon, erguendo o rival e o colocando para baixo. Após o susto inicial, o inglês conseguiu levantar e pressionar o adversário com as costas na grade. Novamente no centro do octógono e de pé, Edwards abriu seu arsenal de golpes com chutes e joelhadas na linha de cintura. Em resposta, Belal acertou um bom ‘upper’, aproveitando o bom momento para, novamente, buscar e conseguir a queda.

O início do segundo assalto foi de bastante movimentação e troca franca de golpes de ambas as partes. Ao melhor estilo carrapato, Belal novamente grudou em Leon e conseguiu derrubar o campeão. No segundo movimento, Muhammad jogou o inglês com a cabeça no chão – quase nocauteando Edwards, que ficou grogue com o impacto. Após seu pior momento no duelo, Leon mostrou sinais de recuperação nos segundos finais da parcial ao inverter o jogo e colocar Muhammad com as costas no chão.

O roteiro dos dois assaltos iniciais se repetiu na terceira etapa, com Belal se aproximando e conseguindo a queda. Mais arisco, Leon raspou e atacou as costas do desafiante. Com o cadeado fechado no solo, Edwards colocou pressão em Muhammad, em busca de um bote no mata-leão. Atento às investidas, Belal defendeu bem até o soar do gongo.

Leon desferiu um bom chute alto, seguido de um cruzado, para começar o quarto round em alta. Em resposta, Belal passou a espetar o campeão com jabs efetivos. Wrestler de elite, o desafiante novamente buscou a luta agarrada, atacando as costas do inglês. Restando 30 segundos para o fim da parcial, Edwards conseguiu reverter a posição, mas sem tempo para avançar significativamente.

Atrás no placar, Leon partiu com tudo para cima. Mesmo desgastado fisicamente, o inglês conseguiu defender a primeira defesa de queda. Mas novamente a insistência do desafiante surtiu efeito e Muhammad mochilou Edwards, frustrando os fãs presentes na arena em Manchester. Com 40 segundos para o fim, Leon reverteu a posição e abriu um grande corte em Belal com golpes desferidos no ground and pound. Mas era tarde para uma reviravolta.

Confira abaixo todos os resultados do UFC 304:

Belal Muhammad venceu Leon Edwards por decisão unânime

Tom Aspinall venceu Curtis Blaydes por nocaute no 1º round

Paddy Pimblett venceu Bobby Green por finalização no 1º round

Gregory Robocop venceu Christian Leroy Duncan por decisão unânime

Arnold Allen venceu Giga Chikadze por decisão unânme

Nathaniel Wood venceu Daniel Pineda por decisão unânime 

Bruna Brasil venceu Molly McCann por decisão unânime

Jake Hadley venceu Caolan Loughran por decisão unânime

Muhammad Mokaev venceu Manel Kape por decisão unânime

Oban Elliot venceu Preston Parsons por decisão unânime

Modestas Bukauskas venceu Marcin Prachnio por finalização no 3º round

Sam Patterson venceu Kiefer Crosbie por finalização no 1º round

Mick Parkin venceu Lukasz Brzeski por nocaute no 1º round

Shauna Bannon venceu Alice Ardelean por decisão dividida

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC