Siga-nos
De óculos escuros, Belal Muhammad conversa com a imprensa
Belal Muhammad conquistou o título meio-médio do UFC em julho- Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Belal Muhammad elege rivais de gerações diferentes como favoritos à vaga de desafiante

Recém-coroado como novo campeão meio-médio (77 kg) do UFC, Belal Muhammad já está de olho nos possíveis adversários para sua primeira defesa de título. Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, o americano de ascendência palestina citou dois nomes – de gerações e momentos diferentes – como os principais favoritos para ocupar a vaga de próximo desafiante ao cinturão até 77 kg do Ultimate.

Na visão do campeão, o primeiro desafiante ao seu reinado nos meio-médios do UFC será o promissor Shavkat Rakhmonov ou o veterano Kamaru Usman, ex-soberano da categoria. Os rivais de divisão fazem parte do top 3 do ranking, mas atravessam fases opostas na carreira.

Ex-campeão e considerado por muitos como um dos maiores atletas da história da categoria, Usman, de 37 anos, vem de três derrotas consecutivas – sua pior marca na carreira – e, pela idade avançada, começa a ser questionado sobre uma possível aposentadoria. Por sua vez, Rakhmonov representa a nova geração dos meio-médios. Com 29 anos, ‘Nomad’ se tornou uma das grandes apostas para o futuro da divisão após vencer os seis combates que disputou no UFC até o momento, todos pela via rápida.

Eu vejo sendo o Shavkat. Se ele tivesse lutado (com Jack Della Maddalena), ele poderia ser 100% o desafiante óbvio, mas eu acho que o fato que eles estiveram quase perto de casar ele com JDM – eles hesitaram nisso. Mas eu acho que ele é para mim o bicho-papão. Todos eles dizem que ele é o próximo cara, e eu acho que de todos os caras, está entre ele e Usman, só por causa do legado do Usman e de quem ele é, como um dos melhores meio-médios”, analisou Belal.

Revanche negada ao ex-campeão

Ao citar Rakhmonov e Usman como prováveis adversários na sua primeira defesa de título, Belal confirma a intenção de não conceder uma revanche imediata ao agora ex-campeão Leon Edwards. Pouco depois de conquistar o cinturão meio-médio do UFC, em julho, o americano de ascendência palestina já havia tocado no tema e afirmou que o rival inglês precisaria conquistar algumas vitórias antes de receber uma nova oportunidade de lutar pela cinta.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC