A primeira luta principal de Michel Pereira no Ultimate não saiu como ele ou seus fãs esperavam. Apesar de um início promissor de combate, o ‘Paraense Voador’ acabou sendo completamente dominado pelo americano Anthony ‘Fluffy’ Hernandez, que venceu a disputa por nocaute técnico, no quinto round do ‘main event’ do UFC Vegas 99, neste sábado (19).
Com o resultado, Michel vê sua longa sequência de vitórias ser interrompida, assim como sua ascensão no peso-médio (84 kg), onde ocupa a 14ª posição no ranking. Antes deste sábado, o lutador brasileiro somava oito triunfos consecutivos, três deles após subir da divisão dos meio-médios (77 kg).
Por outro lado, Hernandez – número 13 no ranking dos médios do UFC – alcançou a sexta vitória seguida na liga, a quinta por nocaute ou finalização. O lutador americano, que já havia finalizado o brasileiro Rodolfo Vieira no início desta sequência positiva de resultados, mostrou mais uma vez um jogo de muita pressão no grappling e um preparo físico invejável.
A luta
O brasileiro começou o combate com tudo. Depois de uma porteira certeira no corpo, que machucou Hernandez, Michel foi para cima e quase obrigou o árbitro Herb Dean a encerrar a disputa. Porém, bem ao seu estilo, o americano se recuperou e passou a pressionar, sem dar espaço para o paraense respirar. O ritmo frenético imposto pelo adversário parece ter desgastado fisicamente Pereira, que caiu de produção na parte final do round.
Logo no início do segundo round, o americano foi advertido pelo árbitro após acertar uma dedada no olho do brasileiro pela segunda vez. Em mais uma tentativa de queda de Hernandez, Michel encaixou uma guilhotina, mas o oponente se defendeu bem e caiu por cima. Visivelmente cansado, o paraense não encontrava respostas para o jogo do incansável Fluffy, que dominou amplamente até o soar do gongo.
Muito cansado, Michel entrou no modo sobrevivência. Sem forças para soltar seu jogo, o brasileiro sofreu durante os cinco minutos com a pressão imposta por Hernandez na luta agarrada e no ‘ground and pound’. O monólogo do americano continuou no quarto período. Em uma repetição dos round anteriores, Hernandez manteve o amplo domínio sobre o paraense.
Confira os resultados do UFC Vegas 99:
Anthony Hernandez venceu Michel Pereira por nocaute técnico;
Rob Font venceu Kyler Phillips por decisão unânime dos juízes;
Charles Johnson venceu Su Mudaerji por decisão unânime dos juízes;
Cameron Smotherman venceu Jake Hadley por decisão unânime dos juízes;
Darren Elkins venceu Daniel Pineda por decisão unânime dos juízes;
Asu Almabayev venceu Matheus Nicolau por decisão unânime dos juízes;
Jean Matsumoto venceu Brad Katona por decisão unânime dos juízes;
Joselyne Edwards venceu Tamires Vidal por finalização;
Elise Reed venceu Jessica Penne por decisão unânime dos juízes;
Melissa Martinez venceu Alice Ardelean por decisão unânime dos juízes;
Austen Lane venceu Robelis Despaigne por decisão unânime dos juízes.