Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Atletas brasileiros buscam redenção no card do UFC Vegas 29

O UFC Vegas 29 acontece neste sábado (19), em Las Vegas (EUA), mas apresenta um toque de evento em território brasileiro. O motivo é simples, já que a atração contará com a presença de seis atletas do país. A curiosidade é que todos buscam engrenar ou dar a volta por cima em suas carreiras na maior organização de MMA do mundo. São eles: Bruno Silva, Lara Procópio, Dhiego Lima, Joaquim Silva, Virna Jandiroba e Wellington Turman.

No card principal, Bruno ‘Blindado’ e Wellington Turman medem forças pelo peso-médio (84 kg). O duelo é importante, porque o primeiro lutou pela última vez em 2018 e o segundo perdeu o combate mais recente, realizado em agosto de 2020. Além disso, o encontro trata-se de um confronto de estilos.

De um lado, o estreante Bruno é striker, conhecido no MMA por seu poder de nocaute, uma vez que possui 16 de suas 19 vitórias por nocaute. Do outro, o jovem Wellington reúne mais experiência no octógono e se destaca pelo grappling. Mesmo representando o mesmo país, a encarada entre os profissionais na pesagem não foi amistosa.

Também na porção de maior destaque do evento, se encontram Dhiego Lima e Matt Brown, em duelo válido pelos meio-médios (77 kg). Apesar do clima de respeito entre os profissionais, a expectativa da comunidade do MMA é de que ambos protagonizem uma batalha. Derrotado em seu último combate, disputado em fevereiro, o brasileiro busca se reencontrar com as vitórias para se aproximar de uma vaga no top-15 da categoria.

Anteriormente, o goiano estava com uma sequência de três triunfos. Por outro lado, o americano perdeu duas lutas seguidas, sendo a última realizada em janeiro, mas negou que irá se aposentar. Apesar da idade avançada no esporte, ‘The Immortal’ informou que seu objetivo é ampliar seu número de atuações e nocautes na divisão.

O MMA feminino está representado com dois interessantes combates no card preliminar. No peso-palha (52 kg), Virna Jandiroba tentará defender sua 13ª posição no ranking da categoria contra Kanako Murata, que segue fora da tabela de classificação. Contudo, as atletas vivem momentos diferentes na carreira e também apresentam estilos de luta opostos.

A brasileira atuou pela última vez em 2020 e foi derrotada por Mackenzie Dern. Apesar do revés, ‘Carcará’ resistiu aos ataques da adversária no solo e avisou que vai utilizar sua faixa-preta de jiu-jitsu, justamente, para dar a volta por cima contra a asiática. Já Murata, menor e mais nova do que a oponente, possui bom nível no wrestling e está embalada por vencer sua única aparição no UFC.

Abrindo o evento deste sábado, Casey O’Neill e Lara Procópio protagonizam um duelo de promessas no peso-mosca (57 kg), no qual ambas possuem potencial para figurar no top-15 da categoria. Essa será a terceira luta da brasileira pela companhia e a sua segunda na divisão. Na mais recente, realizada em fevereiro, Lara passou por Molly McCann ao apostar no jiu-jitsu.

Agora, para o encontro com O’Neill, a profissional destacou seu bom nível no grappling, mas não descartou nocautear, uma vez que também evoluiu em pé. Por outro lado, a australiana confia na trocação para vencer o segundo combate na organização e para se manter invicta na carreira. O confronto ganhou um atrativo após a encarada tensa que as atletas realizaram na pesagem.

Joaquim Silva também marca presença no evento e vai enfrentar Rick Glenn pelo peso-leve (70 kg). O duelo é uma espécie de volta por cima para o brasileiro. ‘Neto BJJ’ lutou pela última vez no UFC em 2019, perdeu para Nasrat Haqparast e passou por problemas pessoais. Já o americano não é um dos lutadores mais frequentes no octógono.

Sem atuar desde 2018, o atleta sucumbiu diante de Kevin Aguilar em sua última aparição. De acordo com o que a dupla apresentou até o momento no UFC, a expectativa de parte dos fãs é de que ‘Neto BJJ’ tente definir o combate o quanto antes, na base da explosão. Caso o embate avance, Glenn pode levar a melhor na base da envergadura e do condicionamento físico.

Confira o card completo do UFC Vegas 29:

‘Zumbi Coreano’ vs. Dan Ige
Aleksei Oleinik vs. Sergey Spivak
Marlon Vera vs. Davey Grant
Julian Erosa vs. Seung Woo Choi
Wellington Turman vs. Bruno ‘Blindado’
Matt Brown vs. Dhiego Lima
Aleksa Camur vs. Nicolae Negumereanu
Kanako Murata vs. Virna Jandiroba
Khaos Williams vs. Matthew Semelsberger
Josh Parisian vs. Roque Martinez
Joaquim ‘Neto BJJ’ vs. Rick Glenn
Casey O’Neill vs. Lara Procópio

Mais em UFC