Nesta quinta-feira (19), às vésperas da realização do UFC 294, os quatro lutadores responsáveis pelas duas lutas principais do evento marcado para sábado, em Abu Dhabi (EAU), participaram da coletiva de imprensa pré-show. Mediada por Dana White, presidente do Ultimate, a cerimônia contou com as tradicionais trocas de farpas entre os rivais, mas, no geral, o clima foi ‘morno’. Já nas encaradas, a tensão entre os atletas subiu.
Originalmente escalado para colocar o cinturão peso-leve (70 kg) em jogo contra Charles Do Bronxs na luta principal do UFC 294, Islam Makhachev – de forma irônica – ordenou que Alexander Volkanovski o agradecesse pela oportunidade de enfrentá-lo novamente, mesmo após perder o primeiro embate entre eles. O russo ainda acusou o australiano de ter aceito substituir o brasileiro de última hora apenas visando a parte financeira como recompensa.
Sem se alterar, Volkanovski rebateu a provocação e disse que era Makhachev quem deveria agradecê-lo por ‘salvar’ sua presença no UFC 294. O campeão peso-pena (66 kg) ainda reiterou que pretende ser mais agressivo na revanche contra Makhachev e mostrou confiança na conquista de seu segundo título do UFC.
‘The Great’, como o australiano é conhecido, também provocou o campeão peso-leve do Ultimate. Questionado sobre como seria encarar uma versão melhorada de Makachev neste sábado, uma vez que está previsto que o período de reidratação entre a pesagem oficial e a luta seja de 30 horas – maior do que o tempo normalmente programado pela organização -, Volkanovski afirmou que baseia sua confiança nas habilidades, sugerindo que o rival depende apenas do físico para ter sucesso.
Chimaev vs Usman
Também presentes na coletiva de imprensa pré-UFC 294, Khamzat Chimaev e Kamaru Usman também não pareciam muito focados em incendiar o clima antes de se enfrentarem. O russo, que inicialmente enfrentaria Paulo Borrachinha, manteve o estilo confiante durante a cerimônia, mas não se exaltou em nenhum momento, mantendo o tom de voz e a linguagem corporal serenos.
Por sua vez, Usman esteve mais tímido nas trocas de farpas. O ex-campeão dos meio-médios (77 kg) do UFC ainda teve que novamente confirmar que os rumores sobre uma possível lesão sofrida no joelho durante o treino aberto de quarta-feira são falsos.
Encaradas
Se o clima entre os rivais na coletiva foi ‘morno’, as encaradas ao final da cerimônia esquentaram um pouco mais o ambiente. Chimaev e Usman mantiveram o contato visual durante todo o momento e, sem piscar, esboçaram apenas um sorriso debochado. Já Makhachev e Volkanovski tiveram um encontro mais amistoso, com direito a cumprimentos e uma breve conversa enquanto estavam frente a frente, mas a tensão entre eles era visível.