UFC

Aposentado, Maurício Shogun revela como gostaria de ser lembrado: “Bom exemplo”

Depois de 21 anos de muitas guerras travadas, Maurício Rua se despediu do MMA. No último sábado (21), no Brasil, ‘Shogun’ encerrou sua carreira nos esportes de combate com um gosto amargo na boca, ao ser derrotado no UFC 283, evento realizado no Rio de Janeiro, por Ihor Potieria via nocaute, mas não se abalou com o desfecho. Em bom espírito após o 14º revés profissional, o integrante do ‘Hall da Fama’ da organização revelou como gostaria de ser lembrado.

Na coletiva de imprensa pós-UFC 283, ‘Shogun’, agora aposentado do MMA, informou que gostaria de ser um exemplo para a nova geração de atletas, não por conta do seu estilo de luta agressivo e sim pela forma como se comportou ao lidar com adversários, demais profissionais do meio e pessoas fora dos esportes de combate. E tal desejo do brasileiro deve ser realizado, uma vez que ao longo da carreira evitou se envolver em polêmicas ou agir de forma desrespeitosa. Inclusive, uma das maiores provas disso ocorreu em 2013, quando até mesmo o provocador Chael Sonnen explicou que não iria atacar o curitibano por conta de sua admiração por ele e o classificou como uma lenda.

“A maior fonte de motivação é ter o apoio dos fãs, Me emocionei com a torcida, com toda a festa que fez, com o apoio que me meu depois da luta. Isso me fez sentir bem, porque sempre tratei os fãs com muita gentileza. Amo meus fãs. Sentir esse apoio fez com que as coisas parecessem melhores. Certamente, não queria terminar minha carreira com uma derrota, mas infelizmente não foi possível. Apesar de ter perdido, tenho a sensação de ter cumprido minha missão, meus deveres, porque durante 21 anos dei o meu máximo, deixei tudo, mas às vezes isso acontece. Me sinto aliviado, realizado e com uma sensação de dever cumprido, porque fiz o meu melhor. Foi uma longa carreira. O legado que quero deixar e a forma como quero ser lembrado é como uma grande pessoa, um bom exemplo dentro e fora do octógono. Para nós, lutadores, acho isso muito importante e é o que tentei transmitir o tempo todo. Quero ser lembrado como alguém que foi uma pessoa muito boa dentro e fora do octógono e em todos os aspectos da vida”, declarou ‘Shogun’.

Maurício ‘Shogun’, de 41 anos, se despede do MMA como uma lenda. O brasileiro iniciou sua trajetória no esporte em 2002 e foi campeão do Pride, do UFC e se tornou ‘Hall da Fama’ da companhia pela batalha que disputou contra Dan Henderson, em 2011. O atleta possui um cartel composto por 27 vitórias, 14 derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Alistair Overeem (duas vezes), Chuck Liddell, Corey Anderson, Forrest Griffin, Lyoto Machida, Kevin Randleman, Mark Coleman, ‘Rampage’ Jackson, Ricardo Arona, Rogério Nogueira (três vezes).

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025