UFC

Aposentado, Maurício Shogun revela como gostaria de ser lembrado: “Bom exemplo”

Depois de 21 anos de muitas guerras travadas, Maurício Rua se despediu do MMA. No último sábado (21), no Brasil, ‘Shogun’ encerrou sua carreira nos esportes de combate com um gosto amargo na boca, ao ser derrotado no UFC 283, evento realizado no Rio de Janeiro, por Ihor Potieria via nocaute, mas não se abalou com o desfecho. Em bom espírito após o 14º revés profissional, o integrante do ‘Hall da Fama’ da organização revelou como gostaria de ser lembrado.

Na coletiva de imprensa pós-UFC 283, ‘Shogun’, agora aposentado do MMA, informou que gostaria de ser um exemplo para a nova geração de atletas, não por conta do seu estilo de luta agressivo e sim pela forma como se comportou ao lidar com adversários, demais profissionais do meio e pessoas fora dos esportes de combate. E tal desejo do brasileiro deve ser realizado, uma vez que ao longo da carreira evitou se envolver em polêmicas ou agir de forma desrespeitosa. Inclusive, uma das maiores provas disso ocorreu em 2013, quando até mesmo o provocador Chael Sonnen explicou que não iria atacar o curitibano por conta de sua admiração por ele e o classificou como uma lenda.

“A maior fonte de motivação é ter o apoio dos fãs, Me emocionei com a torcida, com toda a festa que fez, com o apoio que me meu depois da luta. Isso me fez sentir bem, porque sempre tratei os fãs com muita gentileza. Amo meus fãs. Sentir esse apoio fez com que as coisas parecessem melhores. Certamente, não queria terminar minha carreira com uma derrota, mas infelizmente não foi possível. Apesar de ter perdido, tenho a sensação de ter cumprido minha missão, meus deveres, porque durante 21 anos dei o meu máximo, deixei tudo, mas às vezes isso acontece. Me sinto aliviado, realizado e com uma sensação de dever cumprido, porque fiz o meu melhor. Foi uma longa carreira. O legado que quero deixar e a forma como quero ser lembrado é como uma grande pessoa, um bom exemplo dentro e fora do octógono. Para nós, lutadores, acho isso muito importante e é o que tentei transmitir o tempo todo. Quero ser lembrado como alguém que foi uma pessoa muito boa dentro e fora do octógono e em todos os aspectos da vida”, declarou ‘Shogun’.

Maurício ‘Shogun’, de 41 anos, se despede do MMA como uma lenda. O brasileiro iniciou sua trajetória no esporte em 2002 e foi campeão do Pride, do UFC e se tornou ‘Hall da Fama’ da companhia pela batalha que disputou contra Dan Henderson, em 2011. O atleta possui um cartel composto por 27 vitórias, 14 derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Alistair Overeem (duas vezes), Chuck Liddell, Corey Anderson, Forrest Griffin, Lyoto Machida, Kevin Randleman, Mark Coleman, ‘Rampage’ Jackson, Ricardo Arona, Rogério Nogueira (três vezes).

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026