UFC

Aposentado, Maurício Shogun revela como gostaria de ser lembrado: “Bom exemplo”

Depois de 21 anos de muitas guerras travadas, Maurício Rua se despediu do MMA. No último sábado (21), no Brasil, ‘Shogun’ encerrou sua carreira nos esportes de combate com um gosto amargo na boca, ao ser derrotado no UFC 283, evento realizado no Rio de Janeiro, por Ihor Potieria via nocaute, mas não se abalou com o desfecho. Em bom espírito após o 14º revés profissional, o integrante do ‘Hall da Fama’ da organização revelou como gostaria de ser lembrado.

Na coletiva de imprensa pós-UFC 283, ‘Shogun’, agora aposentado do MMA, informou que gostaria de ser um exemplo para a nova geração de atletas, não por conta do seu estilo de luta agressivo e sim pela forma como se comportou ao lidar com adversários, demais profissionais do meio e pessoas fora dos esportes de combate. E tal desejo do brasileiro deve ser realizado, uma vez que ao longo da carreira evitou se envolver em polêmicas ou agir de forma desrespeitosa. Inclusive, uma das maiores provas disso ocorreu em 2013, quando até mesmo o provocador Chael Sonnen explicou que não iria atacar o curitibano por conta de sua admiração por ele e o classificou como uma lenda.

“A maior fonte de motivação é ter o apoio dos fãs, Me emocionei com a torcida, com toda a festa que fez, com o apoio que me meu depois da luta. Isso me fez sentir bem, porque sempre tratei os fãs com muita gentileza. Amo meus fãs. Sentir esse apoio fez com que as coisas parecessem melhores. Certamente, não queria terminar minha carreira com uma derrota, mas infelizmente não foi possível. Apesar de ter perdido, tenho a sensação de ter cumprido minha missão, meus deveres, porque durante 21 anos dei o meu máximo, deixei tudo, mas às vezes isso acontece. Me sinto aliviado, realizado e com uma sensação de dever cumprido, porque fiz o meu melhor. Foi uma longa carreira. O legado que quero deixar e a forma como quero ser lembrado é como uma grande pessoa, um bom exemplo dentro e fora do octógono. Para nós, lutadores, acho isso muito importante e é o que tentei transmitir o tempo todo. Quero ser lembrado como alguém que foi uma pessoa muito boa dentro e fora do octógono e em todos os aspectos da vida”, declarou ‘Shogun’.

Maurício ‘Shogun’, de 41 anos, se despede do MMA como uma lenda. O brasileiro iniciou sua trajetória no esporte em 2002 e foi campeão do Pride, do UFC e se tornou ‘Hall da Fama’ da companhia pela batalha que disputou contra Dan Henderson, em 2011. O atleta possui um cartel composto por 27 vitórias, 14 derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Alistair Overeem (duas vezes), Chuck Liddell, Corey Anderson, Forrest Griffin, Lyoto Machida, Kevin Randleman, Mark Coleman, ‘Rampage’ Jackson, Ricardo Arona, Rogério Nogueira (três vezes).

Matérias Recentes

Melk Costa admite motivação extra para vencer rival no UFC Vegas 112: “Estava mordido”

Antes mesmo de entrarem em ação no UFC Vegas 112 do último sábado (13), Melquizael…

14/12/2025

Veterano do MMA, Mondragon desaparece após mergulhar em rio no Amazonas

Figura emblemática do MMA nacional, Gerônimo dos Santos está desaparecido desde a manhã do último…

14/12/2025

Imagem forte! Brasileiro sofre lesão à la Anderson Silva em evento de MMA; veja

Uma cena impactante ocorreu no último sábado (13), em São Paulo, durante a realização do…

14/12/2025

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025

Campeã! Cris Cyborg finaliza rival australiana e mantém cinturão da PFL

O Ultimate não foi a única organização de MMA a promover seu último evento do…

14/12/2025

Confiante no grappling, Gaethje projeta duelo imprevisível contra Pimblett

Justin Gaethje garantiu que estará preparado caso o duelo contra Paddy Pimblett, marcado para o…

14/12/2025